Data de publicação: 14-03-2019 19:03:00

"Fumacê" vai percorrer ruas de quatro bairros de Contagem

Foto: Jefferson Lorentz/Divulgação
 
A partir de sábado (16), os bairros Petrolândia, São Luiz, Tropical e Sapucaias, em Contagem, vão começar a receber a aplicação espacial a Ultra Baixo Volume – o popular carro do “fumacê” – contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, da zika e da chikungunya.
 
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), um carro de som vai passar pelas vias das áreas a serem borrifadas avisando sobre o trabalho com antecedência. O “fumacê” vai percorrer essas localidades a cada três dias.
 
A aplicação segue diretrizes do Ministério da Saúde e tem a função específica de eliminar as fêmeas do mosquito. A utilização desse recurso é indicada apenas com a finalidade de bloqueio de transmissão e para controle de surtos ou epidemias.
 
“O bloqueio de transmissão das arboviroses com ‘fumacê’ não tem efeito residual e só mata o mosquito que estiver voando no momento da aplicação do inseticida. Então, todos precisam seguir fazendo a sua parte, não deixando que recipientes acumulem água e se tornem criatórios do mosquito”, afirma o diretor de Vigilância e Controle de Zoonoses da SMS, o médico veterinário José Renato de Rezende Costa.
 
De acordo com balanço divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde, de 1º de janeiro a 11 de março deste ano, 311 casos de dengue já foram confirmados em Contagem.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br