Data de publicação: 06-04-2019 20:53:00 - Última alteração: 06-04-2019 20:58:27

Defensoria Pública na luta contra o bullying

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE
 Grupo de mediação na Escola Estadual Caetano Azeredo

Foto: DPMG/Divulgação
 
No dia 7 de abril é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola. A Defensoria Pública de Minas Gerais criou um programa para prevenir e combater o bullying, a Mediação de Conflitos no Ambiente Escolar – Mesc.
 
A mediação promovida em escolas estaduais pretende transformar a agressão em respeito e ainda ajuda alunos vítimas de bullying a darem a volta por cima.
 
Segundo a pedagoga, doutora em Educação, pesquisadora de renome nacional e internacional no tema, professora Cléo Fante, o bullying acontece de forma velada e tem grande poder destrutivo porque fere a alma.
 
O Dia Nacional de Combate ao Bullying tem o objetivo de conscientizar que a agressão pode provocar enormes traumas, doenças psicossomáticas, transtornos mentais e psicopatologias graves que podem estimular a delinquência e o abuso de drogas.
 
Além disso, a agressão sofrida no ambiente escolar, física ou psicológica, tem impacto na aprendizagem e no bem-estar dos estudantes, independentemente de residirem em países pobres ou ricos.
 
De acordo com a Defensoria Pública de Minas Gerais, a metodologia do Mesc fornece instrumentos e mecanismos para que a escola construa o seu próprio processo de mediação.
 

Coordenadora do Mesc e dos projetos “MEN - Machismo entre nós” e “Empodera Teen”, estudantes, diretor e professora da EE Caetano Azeredo

Foto: DPMG/Divulgação
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br