Data de publicação: 22-04-2019 18:14:00 - Última alteração: 23-04-2019 10:16:17

CNTA: cabe ao governo solução para evitar paralisação de caminhoneiros

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE
Foto: Thomaz Silva/Agência Brasil
 
Agência Brasil
 
O presidente da Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA), Diumar Bueno, disse nesta segunda-feira (22), que cabe ao governo buscar uma solução para evitar a paralisação dos caminhoneiros prevista para o próximo dia 29.
 
“A paralisação dependerá do que o ministro falar com a gente", disse o sindicalista antes de reunião com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas.
 
Na semana passada, diante de rumores de paralisação da categoria, o governo apresentou um pacote de medidas para a categoria. Entre elas, a adoção de uma linha de crédito de R$ 500 milhões. Cada caminhoneiro terá acesso a um financiamento de até R$ 30 mil. O dinheiro servirá para que os profissionais possam comprar pneus e realizar a manutenção dos veículos. O governo também se comprometeu a fazer melhorias nas estradas e a construir pontos de descanso em rodovias federais.
 
Mas as medidas anunciadas, segundo Bueno, ainda são insuficientes. Os caminhoneiros pedem mais fiscalização para o cumprimento do piso mínimo do frete e também da proposta de gatilho na tabela para acompanhar os reajustes no preço do diesel, que é reajustado toda vez que o percentual de aumento no diesel ultrapassar os 10%.
 
"A pauta de todas as pautas é o cumprimento do piso mínimo do frete, e o governo até agora não se manifestou para dizer como vai ser essa fiscalização, de fato, e dar segurança para o pessoal", disse Bueno.
 
Inicialmente, a paralisação estava prevista para 21 de maio, mas o aumento no preço do diesel na semana passada deixou a categoria inquieta. Uma das lideranças dos caminhoneiros divulgou áudio pelo WhatsApp antecipando a possível paralisação para a próxima segunda-feira.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br