Data de publicação: 23-04-2019 09:52:00 - Última alteração: 23-04-2019 09:52:45

Jovem trabalhador: desafios no começo da carreira

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE
Foto: Internet/Reprodução
 
Alexandre Cézar de Oliveira Melo*
 
Por iniciativa da Organização Internacional do Trabalho (OIT), em 24 de abril comemora-se o Dia Internacional do Jovem Trabalhador. A importância da data cresce na mesma proporção em que se ampliam os desafios para a entrada dos jovens no mercado de trabalho, seja no Brasil ou em qualquer outra parte do mundo.
 
Percebe-se um esforço global para estimular a contratação de profissionais com pouca ou nenhuma experiência e, nesse sentido, a data destaca a importância do jovem trabalhador no mercado de trabalho. Existem muitas vantagens na convivência entre jovens e profissionais mais experientes, de gerações diferentes, que possuem pontos de vista e pretensões distintas, pois descobrem alternativas para trabalharem juntos no mesmo contexto profissional, compartilhando conhecimentos, experiências e buscando objetivos comuns.
 
O jovem trabalhador influencia positivamente o ambiente profissional onde atua, compartilha teorias e interesses que poderão proporcionar mudanças em prol da evolução da organização contratante e da equipe da qual faz parte. Entretanto, parte significativa da taxa de desocupação no nosso país é composta por jovens trabalhadores com idades entre 18 e 24 anos.
 
Apesar da escassez de vagas para os jovens sem experiência, instituições denominadas de entidades qualificadoras ou capacitadoras, tais como o Centro de Integração Empresa-Escola de Minas Gerais (CIEE/MG), trabalham arduamente para qualificar e instrumentalizar esses jovens com conhecimentos e ferramentas que poderão aumentar as chances de eles conquistarem uma oportunidade de trabalho. 
 
Muitos jovens iniciam as carreiras como aprendizes, condição especial para a contratação de trabalhadores na faixa de 14 a 24 anos, regulamentada desde 2000, mas que já se fazia presente na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
 
As entidades qualificadoras auxiliam os jovens na conquista de uma oportunidade e as empresas em toda a parte burocrática e legal que envolve esse tipo de contratação. Algumas organizações, de acordo com o porte, são obrigadas a contratar uma determinada cota de aprendizes e recebem como incentivo a redução dos encargos contratuais.
 
Na entidade qualificadora, o estudante recebe orientações sobre a elaboração adequada do currículo para que as especificações sejam coerentes com as vagas de emprego a que vai concorrer. Tais instituições também oferecem aos jovens dicas importantes para que sejam bem sucedidos nas entrevistas para os processos seletivos, além de noções de ética e cidadania.
As empresas interessadas em conhecer as vantagens na contratação de jovens profissionais poderão consultar os bancos de talentos de entidades capacitadoras ou qualificadoras, como o CIEE/MG. Investir na capacidade dos jovens, inserindo-os no mercado de trabalho, também é um compromisso social do empresariado.
 
*Professor e supervisor de comunicação do CIEE/MG (comunicacao@cieemg.org.br)
 
(O conteúdo dos artigos publicados pelo jornal Diário de Contagem é de responsabilidade dos respectivos autores e não expressa a opinião do veículo.)
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br