Data de publicação: 03-05-2019 18:04:00 - Última alteração: 03-05-2019 18:04:46

Visita à UPA Nova Contagem confirma superlotação e salários atrasados

Academia Equilíbrio Funcional
Foto: Lorena Carazza/Divulgação
 
Superlotação e salários atrasados foram confirmados pela Comissão Externa de Saúde da Câmara Municipal de Contagem (CMC) durante visita à Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Nova Contagem.
 
Na última quinta-feira (2), o presidente da Comissão, vereador Dr. Wellington Ortopedista (PDT); o vice-presidente, José Carlos (Avante); e o presidente suplente, Xexéu (PDT), estiveram no local. A visita foi anunciada na reunião plenária de terça-feira (30) e também ocorrerá nas demais UPAs de Contagem, além do Hospital Municipal e do Centro Materno-Infantil. Todos esses equipamentos de saúde são administrados pelo Instituto de Gestão e Humanização (IGH) desde dezembro do ano passado.
 
Em conversa com os três médicos que atuam na UPA Nova Contagem, os parlamentares foram informados de que as remunerações deles não estão em dia. Questionado, o representante do IGH Elísio Neto, que acompanhou a visita, afirmou que, embora o instituto esteja recebendo os repasses da prefeitura regularmente, os atrasos ocorreram por “questões administrativas”. Segundo ele, os salários atrasados até fevereiro seriam pagos até esta sexta-feira (3).
 
Oferta aquém da demanda
 
Outro cenário encontrado pela Comissão Externa de Saúde foi o de excesso de pacientes à espera de atendimento na unidade. Muitos aguardavam por uma consulta há mais seis horas. “É importante levar em consideração, no entanto, que 18% dos atendimentos daquela UPA são de moradores de Esmeraldas e 11%, de Betim. Além disso, estamos no meio de uma epidemia de dengue. É natural que as UPAs estejam sobrecarregadas”, afirmou Dr. Wellington.
 
Contagem já registrou, apenas neste ano, 13.405 casos prováveis de dengue, dos quais 1.546 foram confirmados. Quatro mortes ainda são investigadas, conforme informado pela Secretaria Municipal de Saúde.
 
Ainda de acordo com Dr. Wellington, será solicitado o reforço de mais um clínico-geral para ajudar “nesse período mais crítico”.
 
Os vereadores constataram, também, que não há um ortopedista no local, embora o contrato do IGH com a prefeitura preveja a contratação de um profissional da área. No setor de serviços gerais, houve cortes de funcionários após o início da gestão do instituto. Hoje, apenas duas pessoas fazem a limpeza da unidade. Os vereadores afirmaram que vão solicitar mais contratações.
 
Relatório
 
Os integrantes da Comissão de Saúde da CMC percorreram todas as instalações da UPA Nova Contagem e conversaram com pacientes, médicos, enfermeiros e auxiliares de Enfermagem. Depois, reuniram-se no setor administrativo, no segundo andar, com o gerente da unidade, Wanderson Oliveira; o superintendente de Urgência e Emergência da prefeitura, Flávio Luiz dos Santos; e Elísio Neto, do IGH.
 
A próxima visita, sem data definida, por enquanto, será à UPA Petrolândia. Ao final de todas as visitas, será apresentado um relatório “a fim de melhorar o atendimento da rede de urgência e emergência de Contagem e de exigir que todos os itens do contrato firmado entre a prefeitura e o IGH sejam cumpridos”, segundo a assessoria de imprensa da Câmara.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br