Data de publicação: 08-05-2019 16:04:00 - Última alteração: 08-05-2019 16:09:50

Cerca de 75 mil pessoas foram vacinadas contra gripe em Contagem

Academia Equilíbrio Funcional
Foto: Marcus Ferreira/Divulgação
 
Desde 10 de abril, quando teve início a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, aproximadamente 45% do público-alvo foram imunizados em Contagem. Dados preliminares apresentados pela prefeitura mostram que 75 mil pessoas receberam doses da vacina, sendo cerca de 10 mil no último sábado (4), “Dia D” de vacinação em todo o Brasil.
 
O grupo prioritário, definido pelo Ministério da Saúde, é composto por idosos com 60 anos ou mais; crianças de seis meses a cinco anos, 11 meses e 29 dias; gestantes; mães no pós-parto (até 45 dias); trabalhadores da saúde; professores; povos indígenas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos que cumprem medidas socioeducativas; presos e funcionários do sistema prisional.
 
A meta da pasta é atingir 90% do público-alvo. No município, a estimativa é de que 165.570 moradores sejam vacinados, até o próximo dia 31, quando será encerrada a campanha.
 
Resistência
 
Uma das maiores dificuldades para atrair o grupo prioritário às unidades de saúde que oferecem a vacina contra a gripe são os mitos e as informações falsas criados em torno dela. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), isso confunde a população e acaba afetando o desempenho da campanha.
 
“A vacina contra a gripe é fragmentada e inativada, sendo totalmente segura e incapaz de provocar a doença. As pessoas que ficam gripadas após tomarem a vacina provavelmente adquiriram outras doenças respiratórias ou já tinham o vírus e a vacina não teve tempo suficiente para fazer efeito, pois a detecção de anticorpos protetores se dá de duas a três semanas após a vacinação. A vacina contra a gripe, portanto, não transmite gripe e cumpre o papel de diminuir consideravelmente o número de complicações, internações e óbitos por influenza”, ressaltou a coordenadora de Imunizações da SES-MG, Josianne Dias.
 
Os endereços das salas de vacinação em Contagem podem ser conferidos aqui.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br