Data de publicação: 04-04-2009 00:00:00

Obra inacabada gera transtornos

Lava Jato Dias

Fotos: Robson Rodrigues Moreira

Clique aqui e veja as fotos do evento

Contagem lança Programa de Acompanhamento Escolar que permitirá às famílias se integrarem mais à escola, acompanharem e participarem do processo de aprendizagem dos filhos.

A iniciativa da Prefeitura de Contagem, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, foi apresentada durante o 1º Encontro dos Colegiados Escolares de 2009, realizado no dia 1º de abril, no auditório do Actual Hotel.

Durante o evento, a secretária de Educação Básica do MEC, Maria Pilar Lacerda, ministrou uma palestra. "Escola e família: Os múltiplos olhares para uma educação de qualidade".

Diretores

Maria Pilar disse que 43% dos diretores das escolas públicas do Brasil são indicados políticos feitos por prefeitos, vereadores e deputados. “Recomendo que parem com essa prática. Considero complicada essa atitude, mesmo não sendo ilegal”, enfatizou.

Escolas

A palestrante disse também que as novas escolas infantis estão sendo construídas nas periferias com o objetivo de atender aqueles que mais precisam.

“A escola pública começa a mudar quando a comunidade começa a se envolver. A aprendizagem é melhor quando os pais participam. Se a gente conseguir com que as crianças escrevam, leiam, interpretem e resolvam os problemas bem, já será um grande passo para termos uma educação de qualidade”, explica Maria Pilar Lacerda.

Reprovação

A secretária de Educação Básica do MEC disse que nenhuma mãe fica satisfeita quando seu filho é reprovado. “Digo que a reprovação é uma forma de exclusão e que deve ser a última coisa a fazer. A criança reprovada fica desmotivada e envergonhada perante os colegas de classe, o que leva ao abandono dos estudos”.
 
Ações do Programa de Acompanhamento Escolar

Uma das diversas ações do programa é a criação do informativo de registro do desenvolvimento e crescimento escolar dos estudantes ao longo do ciclo de formação.
 
O informativo vai conter informações referentes ao currículo escolar, às atividades desenvolvidas nas escolas e ao desempenho dos estudantes. Possibilitará, também, que família e escola contribuam para a formação integral das crianças e jovens da Rede Municipal de Ensino.

Atlas Escolar

Durante o evento, também foi lançado o Atlas Escolar, Histórico, Geográfico e Cultural do município. O material é um recurso didático-pedagógico capaz de divulgar a história de Contagem e despertar, em cada habitante, atitudes de cooperação na gestão da cidade, preservando o patrimônio cultural, protegendo o meio ambiente e reconhecendo a pluralidade de lugares, memórias e pessoas, ou seja, percebendo o valor da diversidade.

Programa Aprova Contagem

O secretário de Educação, Lindomar Diamantino, disse que o programa “Aprova Contagem”, desenvolvido no município, apontou alguns fatores que interferem no processo educativo e na qualidade de vida dos estudantes.

“Identificamos e analisamos os trabalhos realizados pelas crianças e adolescentes de pais com baixa ou nenhuma escolaridade, o não cumprimento do dever de casa, e ainda as dificuldades dos familiares em acompanhar o para casa e atividades dos filhos, além de conhecerem pouco os professores dos filhos e filhas", explicou o secretário.

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br