Data de publicação: 22-05-2019 17:21:00 - Última alteração: 22-05-2019 17:28:14

UPA Petrolândia tem quadro clínico insatisfatório

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE
Foto: Adelcio Ramos Barbosa/Divulgação
 
A segunda visita da Comissão Externa de Saúde da Câmara Municipal de Contagem (CMC) a uma Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do município foi feita no bairro Petrolândia, no último dia 13, e debatida na reunião plenária de terça-feira (21).
 
No local, os vereadores Dr. Wellington Ortopedista (PDT), Jair Tropical (PCdoB) e Daniel do Irineu (PP) constataram que o quadro clínico está longe de ser o ideal: apenas dois clínicos-gerais faziam os atendimentos, apesar de a UPA estar superlotada – o município já registrou mais de 23 mil casos prováveis de dengue neste ano.
 
“O reforço não estava presente e o pediatra só chegou às 16h”, relatou Dr. Wellington, que preside a Comissão, ressaltando que o Instituto de Gestão de Humanização (IGH) – responsável pela administração de equipamentos de Saúde no município – não está cumprindo o quadro previsto em contrato.
 
Faltam profissionais também na coleta de material para análise laboratorial, que vem sendo feita por apenas um servidor.
 
Outras deficiências destacadas pelos parlamentares foram a necessidade de melhorar a ventilação da sala onde ficam os leitos de pediatria e o aumento do número de leitos; a urgência no conserto do ar condicionado da sala de raio x – o que, segundo Dr. Wellington, é necessário para que a máquina não sofra danos – e reparos gerais, como pintura e correção de infiltrações.
 
Vale lembrar que o atendimento pediátrico na UPA Petrolândia teve início em 1º de maio último e, segundo a prefeitura, ele seria feito “em um consultório específico do estabelecimento que foi reformado e ambientado para o acolhimento dos pequeninos”.
 
Problemas constantes
 
O vereador Daniel do Irineu, no entanto, chamou a atenção para as ausências recorrentes de profissionais da pediatria na unidade. Segundo o vereador, quase todos os dias ele ou algum integrante da equipe vai ao local e constata essa situação.
 
Ele pediu ações mais intensivas da Comissão Externa de Saúde da CMC, a fim de verificar se o IGH está cumprindo o que foi determinado em contrato, “para que o dinheiro público não esteja indo para o ralo”, concluiu.
 
Para Dr. Rubens Campos (DC), é preciso ir além e checar também a situação das Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. “O paciente bem atendido na UBS, com exames e consultas em dia, tem chance menor de ir parar nas UPAs”, finalizou.
 
As visitas dos vereadores continuarão a ser realizadas até que todas as UPAS e o Complexo Hospitalar sejam vistoriados.
 
Matérias relacionadas
Contagem tem mais de 23 mil casos prováveis de dengue
Visita à UPA Nova Contagem confirma superlotação e salários atrasados
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br