Data de publicação: 20-06-2019 19:39:00 - Última alteração: 24-06-2019 10:32:04

Projeto NuBeco entra novamente em ação

Jornal Diário de Contagem On-Line
Foto: Robson Rodrigues

Nos dias 22 e 23 de junho, sábado e domingo, mais um beco do bairro Eldorado será graffitado por artistas de Contagem e convidados.

A Associação Move Cultura por meio do Projeto NuBeco cria Galerias Abertas de Arte Urbana nos becos da cidade. Vinte dos 82 becos do bairro Eldorado serão graffitados por cerca de 40 artistas locais e da Região Metropolitana de Belo Horizonte. O projeto já recebeu em 2012, o Prêmio Gentileza Urbana.

O coordenador da associação Rafael Aquino disse que o projeto vai seguir os moldes das galerias abertas criadas em São Paulo, Valparaíso e Nova York.

“Na primeira etapa, os artistas de Contagem e da Região Metropolitana vão desenvolver graffitis no beco localizado na Rua Monsenhor Bicalho, na altura dos números 312 e 328. Nos próximos seis meses, uma equipe de curadores terá a função de garantir que outros graffiteiros interessados na ação tenham um espaço nos muros da cidade”, explicou Aquino.

Além dos graffites, o projeto NuBeco vai instalar placas de identificação nos becos, cumprindo assim a Lei Municipal 2.724 de 11/05/1995, que dispõe sobre a nomenclatura de 44 dos 82 becos da região.

A ação também terá como um de seus desdobramentos a atualização do Mapeamento dos Becos do bairro Eldorado, que foi realizado em 2012, e pretende ainda envolver os moradores locais e também estudantes da rede pública.

Apoio

O projeto é apoiado pela marcar de tintas Coral por meio do projeto “Tudo de Cor”, um movimento sociocultural sustentável que acredita no poder da cor e busca levar transformação e cidadania para milhares de patrimônios culturais, comunidades e entidades em todo o Brasil, a partir de ações voluntárias de pintura e restauração.

O NuBeco conta também com a parceria do Programa Fortalecendo Comunidades para a Construção de Cidades Inclusivas, Resilientes e Sustentáveis (CASA Cidades) e com o apoio da coordenação do curso de Arquitetura da UNA de Contagem, que vai elaborar um projeto de revitalização dos becos.

NuBeco

A Associação Move Cultura já revitalizou quatro becos do bairro Eldorado. A ação foi reconhecida pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB) por meio do prêmio Gentileza Urbana na categoria Cidadania, que visa enfatizar e estimular as atitudes voltadas para a melhoria da qualidade da vida urbana.

Bairro Eldorado

Fundado em 1965 e planejado pelo arquiteto carioca Sérgio Bernardes, o bairro Eldorado é o principal polo econômico da cidade de Contagem e concentra 1/5 da população de 658.580, de acordo com dados do IBGE.

“Os becos, a princípio, deveriam potencializar a mobilidade urbana, mas infelizmente, são evitados pelos moradores e transeuntes por falta de iluminação, mau cheiro e risco de assaltos e violência. Diante disso, o projeto NuBeco busca desmistificar esses locais, levando alegria, colorindo e potencializando a sua utilização”, justificou o coordenador Rafael Aquino.

Serviço:

Projeto NuBeco
Data: 22 e 23 de junho
1º Beco: Rua Monsenhor Bicalho, entre os números 312 e 328, no Eldorado – Contagem.

Links relacionados:
 
Projeto Nubeco vai revitalizar beco de Contagem neste domingo (27)

 Projeto NuBeco recebe o Prêmio Gentileza Urbana 2012

 Segunda edição do Arte NuBeco acontece dia 20
 
ONG cria identidade artística nos becos do Eldorado

Becos do Eldorado serão revitalizados
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br