Data de publicação: 24-07-2019 17:23:00

Múltiplos órgãos são captados para doação no HMC

Lava Jato Dias
Foto: Fábio Silva/Divulgação
 
Uma captação de múltiplos órgãos para doação foi realizada no Hospital Municipal de Contagem (HMC) José Lucas Filho, na última terça-feira (23), após autorização da família de um paciente que teve morte encefálica confirmada um dia antes.
 
O procedimento, que durou aproximadamente três horas, foi realizado por uma equipe do MG Transplantes – unidade responsável pela coordenação da política de transplantes de órgãos e tecidos em Minas Gerais – depois de um trabalho feito pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) junto a profissionais da unidade.
 
“Com o gesto solidário da família, outras pessoas serão beneficiadas”, disse a enfermeira da CIHDOTT, Cynthia Oliveira de Souza.
 
Critérios
 
Neste ano, já foram feitas captações de três doadores de múltiplos órgãos (rins, córneas, fígado e pâncreas) no HMC e 13 de doadores de tecidos oculares. No primeiro caso, apenas pacientes com morte encefálica são viáveis.
 
Após a realização de diversos exames clínicos e de imagem, um protocolo é aberto e uma equipe multidisciplinar monitora o paciente, a fim de que os órgãos permaneçam em boas condições. Todos os procedimentos são acompanhados pela CIHDOTT, que se mantém em contato com o MG Transplantes.
 
Para que os órgãos possam ser doados, a família precisa autorizar por escrito o procedimento. De acordo com Cynthia, trata-se de um processo complexo, que segue várias diretrizes para se concretizar e que só é iniciado depois de esgotados os recursos para salvar a vida do paciente doador.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br