Data de publicação: 02-08-2019 23:40:00 - Última alteração: 07-08-2019 00:26:58

Empresa poluidora interditada em Contagem

Academia Equilíbrio Funcional
Foto: Divulgação

Galeria de fotos

Fiscais da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Contagem – Semad, interditaram a Grüntec Serviços Ambientais Ltda, na tarde dessa sexta-feira (2). A atividade principal da empresa é a queima de lixo hospitalar.

Há cerca de três anos, a população do bairro Presidente Kennedy e região, reclama da fumaça, de partículas jogadas no ar e do mau cheiro que exala pelas chaminés da Grüntec. Segundo moradores e comerciantes, a poluição tem causado doenças respiratórias graves, principalmente em crianças e idosos.

De acordo com os fiscais, as atividades ficarão paralisadas até que a empresa consiga adequar às normas vigentes. A Grüntec acatou as determinações da Semad, mesmo com licença de operação regular.

Saúde da população

Durante audiência pública realizada recentemente na Prefeitura de Contagem, o vereador Dr. Rubens Campos, confirmou que os gases emitidos na queima de lixos hospitalares, realmente podem ser nocivos à saúde. Segundo o médico, “as doenças graves como o câncer, só aparecem ao longo do tempo, por isso, a necessidade de evitar esse tipo de poluição”, disse.

Interdição SEMAD


Foto: Túlio Andrade

O secretário de Meio Ambiente de Contagem Wagner Donato (PV), disse que a interdição foi feita devido ao mau cheiro percebido pela comunidade, confirmado pela fiscalização e pela equipe técnica da Semad. “A empresa está providenciando mudança para o Centro Industrial de Contagem – CINCO”, afirmou Donato.

Mas durante a audiência, o secretário afirmou em entrevista, que no passado uma empresa do ramo de incineração de resíduos foi instalada no bairro Cinco e foi fechada por causa de problemas ambientais.

O morador Olavo Cordeiro, vizinho da Grüntec, disse que a interdição da empresa é uma vitória da população que há anos sofre com a poluição.

“Estamos felizes com o fechamento dessa empresa poluidora, mas preocupados com as informações que mais duas empresas de queima de lixo hospitalar estão prestes a começar a funcionar na região. Não queremos outras Grüntecs em Contagem”, enfatizou o morador.

COMAC

Donato confirmou que há dois processos em análise que serão submetidos à apreciação do Conselho Municipal do Meio Ambiente de Contagem – COMAC.


Fricon Industrial e Comércio Ltda

O DC Online flagrou a poluição emitida pela Fricon Industrial e Comércio Ltda que funciona próximo a Praça da Cemig, no Cidade Industrial. A empresa abate animais, queima resíduos, exala mau cheiro e também despeja partículas prejudiciais à saúde na região cercada de moradias.

Nota de Esclarecimento GRUNTEC

A GRUNTEC SERVIÇOS AMBIENTAIS LTDA vem a público prestar informações sobre o auto de embargo/interdição feito pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade na última sexta-feira, dia 02/08. Salientamos que ficamos absolutamente surpresos com tal imposição ilegal e arbitrária, já que a GRUNTEC é uma empresa totalmente legalizada, geradora de empregos e impostos para o município.  

Ressaltamos possuímos todas as licenças para o funcionamento, incluindo a Licença Ambiental Trifásica (Nº 012/2018) e Alvará de Localização e Funcionamento Nº 112332 são válidos até 20/12/2022. Seus processos são gerenciados em local apropriado, conforme diretrizes de ocupação do solo impostas pela Lei complementar Municipal Nº 248/2018 (Plano Diretor do Município de Contagem). Todos os documentos que comprovam essas informações estão sendo entregues aos órgãos competentes e um Mandado de Segurança, com pedido de liminar, já foi providenciado com o objetivo de que as atividades da empresa sejam normalizadas.

Funcionários da GRUNTEC têm detectado queimadas em lotes vagos no entorno da unidade com grande frequência, o que pode ser comprovado por meio de vídeos gravados pelo celular. Muito comum nesta época do ano, essa ação pode gerar dúvida e moradores podem entender que a fumaça é originada na usina, o que não é verdade e pode ser observado com uma simples visita ao local, a qualquer hora do dia.

Em relação ao equipamento utilizado em nossa usina de tratamento de resíduos, trata-se de uma tecnologia japonesa, amplamente testada e aprovada pelos órgãos ambientais em vários países. É considerado um dos métodos mais modernos no mundo e uma alternativa sustentável para o tratamento de lixo, inclusive para substituição ecológica de aterros e lixões, considerados ilegais. 

Elimina 95% do resíduo e 100% da matéria resultante é aproveitável e pode ser usada como adubos, fabricação de bloquetes, entre outros. Vidros e metais são reaproveitados e vendidos como material reciclado. Não há geração de gases tóxicos ou efluentes líquidos, e o alcatrão retirado do sistema seca e retorna ao equipamento para ser decomposto. O equipamento funciona com a presença de oxigênio ionizado e decompõe a temperaturas totalmente dentro das normas ambientais, conforme prevê o CONAMA.

A GRUNTEC está à disposição da imprensa e órgãos legais para mais esclarecimentos e apresentação de documentação citada.

A Direção.  

Links relacionados

Audiência publica debate poluição na queima de lixo hospitalar

Queima de lixo hospitalar mobiliza populares
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br