Data de publicação: 09-08-2019 16:52:00 - Última alteração: 09-08-2019 16:57:51

Liminar permite reabertura da GRÜNTEC

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE
Foto: Divulgação

Na última terça-feira (6), a Câmara Municipal de Contagem comemorou a interdição da GRÜNTEC Serviços Ambientais Ltda. Mas no mesmo dia, a empresa obteve uma liminar na justiça para manter o funcionamento.

Em nota, a GRÜNTEC afirma que o equipamento utilizado na usina de tratamento de resíduos tem tecnologia japonesa amplamente testada e aprovada pelos órgãos ambientais em vários países.

Mesmo assim, moradores, comerciantes e frequentadores do bairro Presidente Kennedy e região, queixam do mau cheiro, ardência nos olhos, náuseas, problemas respiratórios e pulmonares. A população afirma que a fumaça gerada pela atividade de queima de lixo hospitalar é insuportável.

Um abaixo-assinado com mais de 700 assinaturas foi encaminhado a Prefeitura de Contagem pedindo o fechamento definitivo da empresa na região e a mudança para outro local mais adequado.

Liminar

O presidente da Câmara, vereador Daniel Carvalho (PV), chegou a parabenizar os vereadores e os moradores pelo cancelamento da licença da empresa. Mas a GRÜNTEC que recebeu o auto de embargo/interdição da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, recorreu da decisão.

“A GRUNTEC é uma empresa totalmente legalizada, possui todas as licenças para o funcionamento, incluindo a Licença Ambiental Trifásica (Nº 012/2018) e Alvará de Localização e Funcionamento Nº 112332, válidos até 20/12/2022. Os processos são gerenciados em local apropriado, conforme diretrizes de ocupação do solo impostas pela Lei complementar Municipal Nº 248/2018 (Plano Diretor do Município de Contagem)”, informou a empresa em nota após ser beneficiada pela liminar.

Volta às atividades

Na quarta-feira (7), a GRÜNTEC voltou a funcionar normalmente diante de protestos dos vizinhos mais próximos da empresa.

“Socorro Ministério da Saúde! Estão liberando empresas de cremação de lixo hospitalar aqui no bairro Kennedy, em Contagem. Ao lado de depósitos de alimentos, em frente a residências, escolas e creches. Chega de impunidades. Chega de câmara de gás afetando nossas crianças. A Segunda Guerra acabou”, protestou o morador Olávo Cordeiro.

Ainda segundo o morador, as empresas Álamo e Ecolix Soluções Ambientais, do mesmo ramo de atividade, estão prestes a começar a funcionar próximo ao Entreposto Ceasa Minas.

Futuro indefinido

O Secretário Municipal de Meio Ambiente Wagner Donato confirmou que os processos de licenciamento estão em andamento, aguardando a fiscalização do Semad.

A população local continua mobilizada e determinada a acabar com a poluição do ar gerada pela fumaça da queima de lixo hospitalar e de outros materiais indústrias efetuada atualmente pela GRÜNTEC. A empresa se defendeu afirmando que a fumaça é causada por queimadas em lotes vagos na região.

Link relacionado

Empresa poluidora interditada em Contagem
 
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br