Data de publicação: 03-09-2019 17:42:00 - Última alteração: 03-09-2019 19:38:18

Meio Ambiente e Vigilância Sanitária voltam a fiscalizar a Grüntec

Academia Equilíbrio Funcional
Foto: Túlio Andrade/Divulgação/Arquivo
 
A Grüntec Serviços Ambientais Ltda., instalada no bairro Kenedy, em Contagem, foi novamente alvo de uma operação de fiscalização realizada por equipes da Vigilância Sanitária e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), nesta terça-feira (3).
 
De acordo com a Semad, em função de uma manutenção técnica, as atividades da empresa estavam paralisadas, o que impossibilitou a verificação do funcionamento do equipamento de incineração de lixo hospitalar. No entanto, conforme informado pela pasta, após verificação, foi constatado que a documentação da empresa estava incompleta.
 
“Não encontramos um responsável técnico no local nem nos foi apresentado um plano de gerenciamento de resíduos sólidos, ambos obrigatórios. Portanto, convocamos o representante legal e o responsável técnico da empresa a se apresentarem à Vigilância Sanitária em, no máximo, um dia, para apresentarem os documentos faltantes. Em caso de não apresentação, será lavrado auto de infração e aberto um processo administrativo. Nesse caso, a empresa poderá ser interditada e multada”, disse o inspetor de saúde da Vigilância Sanitária, Anderson Gonçalves Resende.
 
Reincidência
 
A Grüntec atua na incineração de lixos hospitalares. A Semad informou que existe um “alto número de reclamações” de moradores vizinhos a ela em relação ao mau cheiro causado pela atividade. Por conta disso, a empresa já foi alvo de uma audiência pública na Câmara Municipal de Contagem e é frequentemente fiscalizada.
 
No início de agosto, a Grüntec chegou a ser interditada, mas conseguiu na Justiça uma autorização para a retomada do funcionamento. “A Prefeitura de Contagem, por meio da Procuradoria Geral do Município, está tentando derrubar a liminar conseguida pela empresa”, informou a secretaria.
 
Ainda segundo a pasta, já existe um acordo informal para que a Grüntec procure outra área para se instalar, mas a mudança de endereço “demanda tempo e depende única e exclusivamente da empresa”.
 
Posicionamento
 
Em nota, a Grüntec afirmou que vai encaminhar a documentação solicitada pela Semad dentro do prazo estabelecido pela secretaria, e que adota medidas rigorosas para atender os requisitos previstos pela legislação (leia, abaixo, o texto na íntegra).

"Esclarecimento 

A GRUNTEC esclarece que está de portas abertas para todo e qualquer tipo de fiscalização e que vai encaminhar à Semad a documentação solicitada dentro do prazo determinado.

Temos ainda a responsabilidade de informar aos moradores do entorno da empresa que o equipamento que utilizamos é de tecnologia japonesa avançada, que elimina 95% de todo o resíduo, sem emissao de gases tóxicos, o que é comprovado por meio de análises periódicas. 

A empresa reitera que adota medidas rigorosas para atender os requisitos previstos na Resolução CONAMA n° 316, de 2002, e na legislação federal, estadual e municipal."

 
Matérias relacionadas
Liminar permite reabertura da Grüntec
Empresa poluidora interditada em Contagem
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br