Data de publicação: 01-10-2019 17:24:00 - Última alteração: 01-10-2019 17:40:11

Força-tarefa é criada para combater extorsões na rua Casuarinas

Joel de Brito - Agulhas que Curam
Foto: Google Street View/Reprodução
 
A instalação de placas e a distribuição de informativos foram as medidas definidas por uma força-tarefa criada para combater e coibir a extorsão cometida por guardadores e lavadores de carros na rua Casuarinas – e imediações –, no bairro Eldorado, em Contagem.
 
Na última sexta-feira (27), representantes das secretarias municipais de Defesa Social (por meio da Superintendência de Prevenção ao Uso de Drogas e da Guarda Civil), de Desenvolvimento Social, de Desenvolvimento Urbano e de Geração de Trabalho e Renda; da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (Transcon); da Regional Eldorado; e da Associação Comercial e Industrial de Contagem estiveram reunidos na sede da prefeitura para tratar da questão.
 
De acordo com a Secretaria de Defesa Social, o conteúdo das placas com orientações sobre o estacionamento rotativo na região já foi decidido e está pronto para ser confeccionado. A previsão é de que a nova sinalização esteja concluída até o final deste ano, junto a um edital para credenciamento de lavadores de veículos, a fim de que eles atuem de forma legal e com a autorização do Executivo. O certame será elaborado pelo grupo de trabalho que esteve reunido na semana passada.
 
Ameaças recorrentes
 
De acordo com a Guarda Civil de Contagem (GCC), de fevereiro a julho deste ano, a corporação registrou 12 boletins de ocorrência de extorsão na rua Casuarinas. No entanto, acredita-se que haja uma subnotificação dos casos, já que muitas vítimas acabam não registrando o crime.
 
Segundo a Defesa Social, em julho último, a GCC intensificou as rondas na região e chegou a implantar um ponto fixo de patrulhamento próximo ao Hospital Santa Helena, o que resultou na redução das notificações. Mas, após a saída dos guardas do local, outras três ocorrências foram registradas, inclusive uma de tentativa de homicídio.
 
“Muitas abordagens de extorsão ocorrem contra idosos e mulheres e, juntamente à questão dos tomadores de conta de veículos, há o uso de drogas no local. Em função disso, começamos a fazer alguns estudos, dos quais surgiu essa proposta, que é um projeto-piloto que será implementado na rua Casuarinas e estendido à avenida João César de Oliveira, no trecho em frente ao Banco do Brasil, aos Correios e ao Café com Milho, na rua Portugal”, adiantou a superintendente de Prevenção ao Uso de Drogas, Kátia Bordoni.
 
A orientação da superintendente é para que as pessoas não deem esmolas. Ainda segundo Kátia, toda tentativa de extorsão deve ser denunciada. As vítimas podem acionar a Polícia Militar pelo telefone 190, ou a GCC, pelo número 153.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br