Data de publicação: 07-10-2019 17:04:00

Evento reúne ideias de redução de geração de resíduos em Contagem

Academia Equilíbrio Funcional
Foto: Arte DC
 
Moradores e instituições de Contagem que desempenham alguma iniciativa de redução de geração de resíduos podem se inscrever gratuitamente na “Semana Lixo Zero”, que será realizada no município de 18 a 27 de outubro.
 
Para participar, basta enviar um e-mail para lixozerormbh@gmail.com, até a próxima sexta-feira (11), e solicitar um formulário. O evento, promovido pelo Instituto Lixo Zero, acontecerá simultaneamente em nove cidades brasileiras.
 
Ao longo dos dez dias, serão apresentadas e fomentadas sugestões e ações voluntárias para reduzir a produção de lixo e para promover a sustentabilidade.
 
De acordo com Patrícia Nogueira Ferreira, da Organização não Governamental (ONG) Zera Zero, parceira do instituto organizador, representantes da entidade já estão realizando um trabalho prévio de captação de escolas, empresas, outras ONGs e membros da sociedade civil.
 
“A gente apresenta a metodologia, como se fosse um menu de opções, as pessoas levam para as instituições e preenchem um formulário. Depois, criamos uma agenda dos eventos na cidade e divulgamos”, afirmou Patrícia.
 
Mobilização
 
Estudantes de escolas particulares de Contagem ligados ao Rotary Club – chamados de Interacts – já trabalharam algumas ideias e apresentaram-nas aos diretores das instituições de ensino. Na rede municipal, o mesmo trabalho será realizado com os alunos por meio de debates promovidos pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
 
O objetivo da “Semana Lixo Zero” é mostrar que é possível evitar, quase totalmente, o acúmulo de resíduos, uma vez que estudos já mostraram que 50% do lixo produzido pelos humanos são orgânicos – ou seja, compostáveis. Da metade restante, 40% são recicláveis e somente 10% ainda não têm uma destinação adequada.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br