Data de publicação: 15-10-2019 19:16:00 - Última alteração: 17-10-2019 21:02:43

Empresa que queima lixo hospitalar será novamente interditada

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE
Fotos: Robson Rodrigues

Galeria de fotos

Conselho de Meio Ambiente de Contagem - COMAC apresentou nessa segunda-feira (14), estudos minuciosos sobre as operações de queima de lixo hospitalar realizada pela Grüntec. O COMAC decidiu indeferir a licença ambiental da empresa.

Há cerca de três anos, a população do bairro Presidente Kennedy e região, reclama da fumaça e do mau cheiro exalado pelas chaminés da Grüntec Serviços Ambientais Ltda.

Os conselheiros responsáveis por analisar as demandas relacionadas ao meio ambiente no município votaram pela interdição com base nas inspeções realizadas nas instalações da empresa.

O secretário Municipal do Meio Ambiente, Wagner Donato (PV), ouviu reclamações e atendeu as reivindicações dos moradores afetados pela poluição.

“A empresa foi fiscalizada várias vezes. Fizemos dezenas de testes e constatamos que a Grüntec não consegue manter a temperatura de 800ºC durante toda operação. Por isso, vamos indeferir a licença ambiental da empresa que terá vinte dias para encerrar as operações no local”, explicou o secretário.

COMAC

Segundo a conselheira Cecília Andrade Silva, a poluição proveniente da queima de lixo hospitalar pode causar várias doenças à população, inclusive o câncer.

“Queimam quase tudo vindo de hospitais, veterinárias e outras empresas. Só não podem queimar membros amputados grandes, o resto é queimado. Daí a necessidade de todos os filtros capazes de eliminar toda e qualquer fumaça tóxica”, explicou.

Ainda segundo a conselheira, a população pode denunciar empresas poluidoras diretamente para o Comac responsável por fiscalizar e interditar se houver necessidade.
 
Grüntec

O engenheiro Frederico Peçanha Couto, proprietário da Grüntec Serviços Ambientais Ltda, esteve presente no início da reunião do COMAC, que foi realizada no auditório do Centro Industrial e Empresarial de Contagem – CIEMG. Couto se ausentou sem justificativa.

Durante audiência realizada no mês de junho, o empresário disse que estava disposto transferir a empresa de local espontaneamente, mas a mudança não aconteceu.

A Grüntec continuou funcionando e poluindo normalmente. Foi interditada no dia 2 de agosto, voltou a funcionar no dia 06 por força de liminar e será novamente interditada. A empresa terá 20 dias para encerrar as atividades no local.

Outros problemas

Os moradores ficarão livres da Grüntec, mas ainda estão preocupados com as empresas Álamo e Ecolix Soluções Ambientais, do ramo de queima de lixo hospitalar. Ambas começaram funcionar recentemente na região do bairro Cabral, próximo ao Entreposto Ceasa Minas.

Já no Cidade Industrial, a Fricon Industrial e Comércio Ltda que funciona próximo a Praça da Cemig, também será fiscalizada pelo COMAC. A empresa que já foi autuada no passado, continua queimando resíduos animais provenientes do matadouro, exalando mau cheiro e despejando partículas prejudiciais à saúde pela região.



Links relacionados

Agora é definitivo

Audiência publica debate poluição na queima de lixo hospitalar

Queima de lixo hospitalar mobiliza populares
 
Empresa poluidora interditada em Contagem
 
Liminar permite reabertura da Grüntec
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br