Data de publicação: 12-11-2019 15:18:00

3ª Bienal do Livro de Contagem chega ao fim

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE
Foto: Robson Rodrigues
 
Galeria de fotos
 
O evento que aconteceu entre os dias 8 e 10 de novembro, sexta, sábado e domingo, contou com vasta programação gratuita. Mesmo após uma ameaça de interdição, a festa cultural seguiu sem maiores incidentes.
 
Segundo o curador e organizador da Bienal do Livro de Contagem, Rafael Mansur, “todas as solicitações feitas pelo Corpo de Bombeiros foram atendidas, mesmo assim, houve ameaça de interdição”. A corporação informou, por meio de nota, que, após vistoria, "realizou a desinterdição" do espaço.
 
A jornalista e economista Mirian Leitão, que também vez parte da bienal, falou sobre as dificuldades enfrentadas pela organização.  "Foi um stress, mas estamos aqui porque gostamos de livros que são armas de resistência. É nos livros que estão às ideias", enfatizou.
 
Após o impasse foram realizadas várias palestras, bate-papos, apresentações culturais e lançamento de livros de autores consagrados e iniciantes. As publicações ficaram expostas nos stands montados na Praça da Jabuticaba, na sede do município.
 
A terceira edição da feira de livros de Contagem teve duelo de MC’s, exibição de filmes, contações de histórias, espaços infantis, exposições, áreas de lazer, apresentações culturais e shows.
 
Além da praça da Jabuticaba, a praça Silviano Brandão, o Espaço Popular, o Espaço das Artes e o Centro Cultural de Contagem fizeram parte da bienal.
 
O ponto alto do evento foi o bate papo com a escritora Conceição Evaristo de Brito, a grande homenageada da III Bienal do Livro de Contagem. Ela contou como foi o início da carreira de professora e ressaltou a importância da potencializarão da literatura negra.
 
"Na época, não tinha concursos para magistério em BH e Contagem. Então fui para o Rio de Janeiro onde fui aprovada e fiz minha carreira de professora. Fico feliz em retornar a Contagem como escritora e participar dessa importante bienal", enfatizou.
 
Conceição Evaristo falou sobre a importância da nova geração de escritores e criticou o mercado editorial, que, segundo ela, nem sempre prestigia e apoia os melhores autores. A professora e escritora foi bastante aplaudida e reverenciada.
 
O evento seguiu com atrações para toda a família e o encerramento aconteceu com a presença e a irreverência da diva Elza Cardoso. O público compareceu para prestigiar e ouvir uma das vozes mais marcantes do Brasil e do mundo.
 
Links relacionados:
 
Após suspensão, programação da Bienal do Livro de Contagem é retomada

Ingressos para a III Bienal do Livro de Contagem estão à venda

“Meu cabelo não é pro seu governo” será lançado na Bienal do Livro de Contagem
 

 
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br