Data de publicação: 03-12-2019 12:48:00 - Última alteração: 03-12-2019 15:01:03

Projeto viário é alvo de protestos em Contagem

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE
 Rotatória das avenidas Teleférico e Pio XXII
 
Foto: Robson Rodrigues
 
Galeria de fotos
 
Moradores dos bairros Água Branca, Conjunto Água Branca, Jardim Bandeirantes, Oliveiras, Vila Paris e Darcy Vargas, em Contagem, protestaram no último domingo (1º) contra o projeto do Corredor Ressaca, que está sendo implantado pela prefeitura.
 
A população local teme o aumento do tráfego de veículos ao longo das avenidas Teleférico e Pio XXII, trecho onde há muitas residências. A supressão de árvores para o alargamento das vias também desagrada aos moradores e comerciantes da região.
 
No canteiro central das avenidas, existe um campinho de futebol, quadra, pista de skate, aparelhos de ginástica, áreas livres e espaços para a prática de caminhadas, tudo com muita sombra das árvores que margeiam as vias.
 
O playground precisa de manutenções e melhorias, mas a população gosta e valoriza o espaço de lazer. Os moradores consideram a praça como o pulmão da região, área verde que resiste ao tempo e às intervenções governamentais.
 
"Sabemos apenas que serão construídas mais duas pistas para passagem do Move. Mas, para isso, centenas de árvores que há décadas fazem parte da vida das pessoas serão arrancadas. Além disso, o aumento do fluxo de veículos leves e pesados vai tirar o sossego dos moradores, e poderá abalar a estrutura dos prédios que margeiam as vias", afirmou a moradora Carla Costa.
 
Os moradores reclamam que não foram consultados e que o projeto não foi apresentado ou explicado. Moradora da região desde 1979, Cláudia Costa contou que muitas árvores já foram derrubadas nos bairros do entorno.

"O clima da região já mudou, está muito mais quente do que antigamente. Além das árvores que já foram arrancadas, nascentes também foram destruídas. Para completar, o córrego canalizado que passa debaixo da avenida Pio XXII não suporta mais a vazão e causa enchentes no encontro com a avenida Teleférico", reclamou Cláudia.
 
As pessoas que participaram do protesto questionam se o problema das enchentes será resolvido, se o viaduto para atravessar a BR-040 será construído, se o viaduto do metrô será duplicado e, principalmente, se as áreas verdes existentes no canteiro central das avenidas serão realmente prejudicadas com a supressão de centenas de arvores.
 
"Se não for construído o viaduto sobre a BR-040 e se não for duplicado o viaduto do metrô, os congestionamentos vão aumentar. Vão arrancar árvores, tornar o local árido e vão acabar com a única área de lazer da região para privilegiar o trâansito de veículos. A medida segue na contramão dos países desenvolvidos, que privilegiam os espaços para as pessoas caminharem a pé", protestou Carla.
 
Leia, anaixo, a íntegra da nota enviada pela Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Contagem sobre o assunto:

"Em relação às intervenções na avenida Teleférico para a criação do Corredor Ressaca, a Prefeitura de Contagem, por meio da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (Transcon), esclarece:
 
- A Avenida Teleférico, no bairro Água Branca, regional Eldorado, é uma das quatro vias que compõem o Corredor Ressaca, que vai interligar as regionais Ressaca e Nacional à Cidade Industrial;

- As obras foram iniciadas em 14 de outubro e a previsão é de que sejam concluídas no segundo semestre de 2020;

 - O investimento é de R$ 37 milhões;

- Neste momento, as intervenções estão sendo feitas nas avenidas Babita Camargos (Cidade Industrial) e João Gomes Cardoso (Jardim Laguna), com remoção do asfalto e reparo do pavimento;

- As quadras e espaços de lazer no canteiro central da avenida Teleférico não serão removidos;

- Existem 1.318 árvores na Avenida Teleférico. Somente 118 árvores, que estão localizadas na faixa do canteiro central, serão suprimidas;

- O projeto prevê o plantio de cerca de 340 novas árvores no trecho das avenidas Teleférico e Pio XII (continuação da avenida Teleférico);

- No futuro, a área de replantio formará um bosque ao longo de todo o canteiro central;

- A construção do Viaduto Teleférico, que irá viabilizar o Corredor Ressaca e transpor a BR-040, vai melhorar a conexão entre as regionais Eldorado e Ressaca;

- O viaduto próximo a Estação Eldorado não passará por obras de duplicação;

- Ao todo, 121 bairros e mais de 230 mil pessoas serão beneficiados com as obras do Corredor Ressaca.
 
- Segue link com animação do projeto de intervenções da Avenida Teleférico: http://www.contagem.mg.gov.br/novoportal/wp-content/uploads/2019/11/obras_avenida_telefehrico.mp4"
 
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br