Data de publicação: 03-12-2019 18:23:00 - Última alteração: 03-12-2019 18:24:52

Incêndio na Casa da Cultura de Contagem é desmentido pela prefeitura

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE
Foto: Divulgação
 
A Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude (Secej), negou, nesta terça-feira (3), que a Casa da Cultura Nair Mendes Moreira tenha sido incendiada. A informação de que o imóvel teria sido danificado pelas chamas na madrugada da última segunda-feira (2) circula em redes sociais e em alguns veículos de comunicação.
 
De acordo com a Secej, o que aconteceu foi que “vândalos quebraram os tapumes instalados para impedir a entrada de estranhos no local, arrombaram uma janela e deram início a uma fogueira que atingiu o piso de tábua em um dos cômodos”. O fogo, no entanto, foi contido a tempo pelo Corpo de Bombeiros, acionado pela própria secretaria.
 
“Foi registrado um boletim de ocorrência. A área está isolada para perícia e investigação sob responsabilidade da Polícia Civil de Minas Gerais”, informou a pasta, por meio de nota.
 
Precariedade
 
Infiltrações no telhado levaram ao fechamento da Casa da Cultura Nair Mendes Moreira - Museu Histórico de Contagem há mais de três anos. Segundo a Secej, tanto a conservação quanto a manutenção do imóvel apresentam problemas e um boletim de ocorrência dos bombeiros, emitido em outubro deste ano, apontou a necessidade de adequações para prevenção contra incêndios.
 
“A Prefeitura de Contagem já conta com projeto completo de restauração da Casa da Cultura e já dispõe dos recursos necessários para a execução da restauração. O edital para licitação da obra está previsto para publicação ainda em dezembro de 2019, com o início dos trabalhos previstos para o primeiro trimestre de 2020”, conclui a nota.
 
História
 
Tradicionalmente conhecida como Casa do Registro, a Casa da Cultura é considerada a mais antiga do município – construída no século XVIII – e um dos núcleos de origem da chamada “Contagem das Abóboras”.
 
Em 1991, o imóvel foi restaurado e, em 1998, tombado por meio do Decreto nº 10.060. Em 2007, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional reconheceu a edificação como primeiro museu de Contagem.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br