Data de publicação: 11-12-2019 16:25:00

Licenciamento de veículos ganha versão digital em Minas

Foto: Internet/Reprodução
 
Proprietários de veículos de Minas Gerais já podem baixar a versão eletrônica do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). A novidade foi lançada nesta quarta-feira (11) pela Polícia Civil do Estado (PCMG) em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados e com o Departamento Nacional de Trânsito.
 
O documento está disponível junto à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) digital no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), disponível no Google Play e na App Store. Assim como a CNH, o CRLV digital tem as mesmas informações e validade jurídica do documento impresso.
 
Para ter acesso ao certificado eletrônico, é preciso estar com o licenciamento deste ano em dia, segundo a PCMG.
 
“Minas Gerais conta com uma frota circulante de aproximadamente 12 milhões de veículos, a segunda maior do país. Essa inovação trará comodidade aos usuários e proprietários de veículos, além de oferecer segurança para os serviços utilizados, uma vez que não será necessária a exigência de circular com um documento autenticado. E tudo isso de forma gratuita”, destacou o diretor do Departamento de Trânsito do Estado (Detran-MG), delegado- geral Kleyverson Rezende .
 
Possibilidades
 
Nos casos em que o mesmo veículo é utilizado por mais de uma pessoa, é possível compartilhar o CRLV digital por meio do aplicativo. O CDT permite até cinco usuários para cada documento.
 
“A autenticidade do documento é garantida pelo QR Code, que pode ser lido para verificar se há alguma falsificação durante uma fiscalização de trânsito. O procedimento de obtenção do CRLV e da CNH digital é 100% online, não sendo necessário o comparecimento do proprietário ao Detran-MG”, ressaltou a PCMG.
 
Ambos os documentos também podem ser acessados por um dispositivo móvel offline.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br