Data de publicação: 17-12-2019 16:12:00

Unidade móvel atende população de rua em Contagem

Jornal Diário de Contagem On-Line
Foto: Divulgação
 
Uma equipe formada por enfermeiro, psicólogo, assistente social, técnico de enfermagem e técnico de saúde bucal está percorrendo os distritos sanitários de Contagem para levar serviços de saúde à população que vive nas ruas do município.
 
A iniciativa, batizada de “Consultório na Rua”, teve início em julho deste ano. Inicialmente, ela foi custeada com recursos próprios, segundo a prefeitura, e, em outubro, foi credenciada pelo Ministério da Saúde.
 
De lá para cá, 356 pessoas foram cadastradas e 1.235 atendimentos foram realizados. Nesse intervalo, também foram feitos 425 encaminhamentos para Unidades Básicas de Saúde e 15 para os serviços de urgência de Contagem.
 
“Os moradores em situação de rua têm os mesmos direitos que qualquer cidadão tem. Queremos garantir essa assistência, criando vínculos e melhorando a condição de vida desses usuários”, afirma a enfermeira do “Consultório na Rua”, Alessandra Marques Leite.
 
Critérios
 
De acordo com a prefeitura, semanalmente, são feitos cerca de 70 atendimentos. O trabalho segue uma rota diária, contemplando um distrito por dia. As áreas percorridas são previamente identificadas e mapeadas de acordo com a concentração de pessoas em situação de rua.
 
O distrito Eldorado é o que tem o público-alvo mais expressivo (54%), seguido por Industrial (13%), Sede (10%), Ressaca (11%), Petrolândia (8%), Nacional (2%) e Vargem das Flores (2%).
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br