Data de publicação: 16-01-2020 19:10:00 - Última alteração: 17-01-2020 18:41:43

Síndrome nefroneural: polícia cumpre mandados em Contagem

Lava Jato Dias
Foto: Cervejaria Backer/Reprodução Instagram
 
As investigações acerca da intoxicação que teria provocado a síndrome nefroneural em ao menos 18 pessoas levaram a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) ao galpão da empresa de produtos químicos responsável por fornecer o monoetilenoglicol para a Cervejaria Backer.
 
Nesta quinta-feira (16), policiais cumpriram mandados de busca e apreensão no local, que fica no bairro Vila Paris, em Contagem. Membros do Conselho Regional de Química acompanharam a ação.
 
O monoetilenoglicol é um anticongelante utilizado em serpentinas no processo de fabricação das cervejas. Desde que as investigações apontaram na direção da Backer, a empresa vem afirmando que utiliza apenas essa substância, e não o dietilenoglicol – outro anticongelante –, encontrado em amostras da cerveja Belorizontina e já confirmado em quatro pacientes que apresentaram os sintomas da síndrome nefroneural.
 
Mais informações
 
Na próxima sexta-feira (17), a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) vai promover uma coletiva de imprensa na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, para falar sobre o caso, apresentar as ações que estão sendo empreendidas pelo sistema público de saúde e esclarecer dúvidas.
 
Segundo a SES-MG, além de representantes da pasta, estarão presentes membros da Secretaria Municipal de Saúde da capital, da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) e da Fundação Ezequiel Dias (Funed).
 
Histórico
 
A Cervejaria Backer surgiu em 1999 pelas mãos dos irmãos Halim e Munir Khalil Lebbos. A família é tradicional e conhecida em Contagem por atuar nos ramos de entretenimento (sobretudo na década de 90) e de educação.
 
Matérias relacionadas
Morre mais uma vítima da síndrome nefroneural
Polícia Civil confirma segunda morte associada ao consumo de cerveja
Polícia encontra substância tóxica em mais um lote de cervejas Backer
Força-tarefa atualiza informações sobre síndrome nefroneural
Após encontrar substância tóxica em cerveja, polícia faz diligências
Doença desconhecida causa morte em Minas Gerais
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br