Data de publicação: 27-01-2020 15:20:00 - Última alteração: 27-01-2020 15:21:03

Volta a chover forte em Contagem

Joel de Brito - Agulhas que Curam
Foto: Diário de Contagem
 
Voltou a chover forte em Contagem na tarde desta segunda-feira (27) e a previsão é de que o tempo continue instável ao longo da semana. Desde o último dia 19, moradores do município vêm enfrentando uma série de transtornos decorrentes de inundações e deslizamentos de terra.
 
No boletim mais recente divulgado pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), na manhã desta segunda-feira, duas mortes foram confirmadas em Contagem. Em Minas Gerais, já são 45 óbitos, sendo 26 deles na região metropolitana.
 
O Estado contabiliza 12.560 desalojados, dos quais 2.557 estão desabrigados (sem condições de voltarem para casa), 12 feridos e 18 pessoas ainda estão desaparecidas (todas no interior de Minas).
 
Até o momento, 24 municípios já decretaram situação de emergência – incluindo o contagense –, mas 101 estão incluídos no decreto estadual de situação de emergência, publicado nesta segunda-feira.
 
Reforço
 
Desde a última sexta-feira (24), cerca de 30 homens do Exército atuam em Contagem, auxiliando na retirada de famílias de áreas de risco, com foco naquelas que construíram casas embaixo de torres de transmissão de energia elétrica da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig).
 
Mais chuva
 
De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Meteorologia (CPTEC/Inpe), são esperadas pancadas de chuva em Contagem ao menos até o próximo fim de semana, e elas poderão ser fortes e vir acompanhadas de trovoadas.
 
Por conta do solo já encharcado, a instabilidade aumenta o risco de deslizamentos na região metropolitana. Por isso, a Cedec orienta a população a manter-se em alerta, principalmente as pessoas que vivem em áreas de risco.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br