Data de publicação: 03-02-2020 17:21:00

Pluralidade marca mais uma edição da Mostra de Cinema de Tiradentes

Jornal Diário de Contagem On-Line
Foto: Leo Lara/Divulgação
 
Com a temática “A Imaginação como Potência”, a 23ª edição da Mostra de Cinema de Tiradentes – um dos eventos mais importantes da sétima arte no Brasil – chegou ao fim, no último sábado (1º), com um balanço de 113 filmes brasileiros exibidos (31 longas, 1 média e 81 curtas-metragens), em pré-estreias mundiais, nacionais e mostras temáticas, em 53 sessões.
 
Segundo os organizadores, mais de 37 mil pessoas foram beneficiadas pela programação diversificada, abrangente e gratuita durante nove dias, na cidade histórica da região central de Minas Gerais.
 
“A Mostra Tiradentes representa a força da nossa cultura, a força do cinema brasileiro e, nesta edição, ela fez um convite para sermos propositivos, para imaginarmos outros mundos possíveis, para olharmos adiante e desfrutarmos do cinema como arte, aquele que possibilita a construção de novos rumos”, afirma a diretora da Universo Produção e coordenadora geral do evento, Raquel Hallak.
 
Variedades
 
Neste ano, a Mostra de Cinema de Tiradentes homenageou os atores Antônio Pitanga e Camila Pitanga – pai e filha –, escolhidos por serem ícones da cultura nacional (cada um no seu tempo e também simultaneamente) e como forma de reconhecer as diferenças criativas, simbólicas e políticas dos dois.
 
No campo do debate, o 23º Seminário do Cinema Brasileiro reuniu 72 profissionais: críticos, jornalistas, pesquisadores, profissionais do audiovisual e cinco convidados internacionais (da Argentina, da Espanha e de Portugal), atraindo mais de 5 mil participantes.
 
Já tradicionais, o evento teve ainda dez oficinas audiovisuais gratuitas, que certificaram 250 alunos, visando à formação e à capacitação para o mercado de cinema e criando oportunidades para novas gerações de atores e realizadores.
 
Com a característica de ser plural, a mostra contou também com 20 atrações artísticas: Cortejo da Arte, shows, espetáculos de teatro, performances musicais e artísticas, videoarte, além de três rodas de conversa, dois lançamentos de livros e três exposições temáticas.
 
O Cortejo da Arte, uma das mais tradicionais atrações da mostra, comemorou os 302 anos de Tiradentes e percorreu as ruas tricentenárias da cidade com a regência e a animação de bandas, grupos e artistas convidados rumo à praça principal.
 
Confira os premiados da 23ª Mostra de Cinema de Tiradentes:
 
- Melhor longa-metragem Júri Popular
Até o Fim (BA), de Glenda Nicário e Ary Rosa

- Melhor curta-metragem Júri Popular
A Parteira (RN), de Catarina Doolan

- Melhor curta-metragem pelo Júri Oficial, Mostra Foco
Egum (RJ), de Yuri Costa
 
- Melhor longa-metragem pelo Júri Jovem, da Mostra Olhos Livres, Prêmio Carlos Reichenbach
Yãmi?yhex – As Mulheres-espírito (MG), de Sueli Maxakali e Isael Maxakali
 
- Melhor longa-metragem da Mostra Aurora, pelo Júri Oficial
Canto dos Ossos (RJ), de Jorge Polo e Petrus de Bairros
 
- Prêmio Helena Ignez para destaque feminino
Lílis Soares, diretora de fotografia
 
- Prêmio Canal Brasil de Curtas
Perifericu (SP), de Nay Mendl, Rosa Caldeira, Stheffany Fernanda e Vita Pereira
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br