Data de publicação: 24-02-2020 12:00:00 - Última alteração: 26-02-2020 13:11:27

Campanha visa coibir a importunação sexual no carnaval mineiro

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE
Foto: Felipe Gurgel/Sejusp
 
O combate à importunação sexual ganhou um reforço para o carnaval 2020 em Minas Gerais: a campanha “Aqui não, Uai!”, lançada na última sexta-feira (21) pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) – por meio do Programa Mediação de Conflitos – em parceria com as polícias Militar e Civil.
 
No mesmo dia, pedestres foram abordados nas ruas do Centro de Belo Horizonte e receberam leques com informações sobre atitudes que caracterizam a importunação sexual, como a “mão boba”, puxar o cabelo e beijar à força. O material também será distribuído durante os dias de folia.
 
“Ela [a ação] tem um caráter educativo, preventivo e integrado das forças de segurança pública para fazer uma mudança cultural, uma conscientização de todos que frequentam o carnaval. As pessoas precisam saber que ‘não é não’, que importunação sexual é crime. As vítimas que sofrerem algum tipo de importunação devem denunciar, procurar os órgãos competentes e fazer o registro da ocorrência. Isso é muito importante, não apenas para se ter os dados, mas para a responsabilização do autor”, disse a subsecretária de Prevenção à Criminalidade, Andreza Rafaela Gomes.
 
Ato criminoso
 
Desde 2018, a importunação sexual é crime, com pena de um a cinco anos de reclusão, sem possibilidade de pagamento de fiança. Quem for vítima dessa prática durante o carnaval deve procurar uma base móvel da PM ou a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (na avenida Barbacena, nº 288, no bairro Barro Preto, na capital), que funcionará 24 horas no período.
 
“Tudo que ultrapassar a permissão do outro é exagero, é crime e é configurado como importunação sexual. Os foliões precisam entender que, culturalmente, algumas ações que eram aceitas hoje não são mais. O que temos pregado em Minas é o respeito, um carnaval para todos, onde todo mundo possa curtir e se divertir. E que a vítima saiba que, sendo importunada, deve recorrer imediatamente às forças policiais”, ressalta a chefe da Sala de Imprensa da PM, capitã Layla Brunella.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br