Data de publicação: 26-02-2020 14:17:00 - Última alteração: 26-02-2020 14:34:21

Confirmado primeiro caso de coronavírus no Brasil

Jornal Diário de Contagem On-Line
Foto: Agencia Brasil - EBC

Ministério da Saúde anunciou nessa quarta-feira (26), o primeiro caso do novo coronavírus (Covid-19) no Brasil. Um homem brasileiro de 61 anos, morador da cidade de São Paulo, foi infectado no norte da Itália.

O paciente esteve na região da Lombardia entre os dias 9 e 21 de fevereiro e retornou na última sexta-feira (21). Ele apresentou os sinais e sintomas compatíveis com a doença (febre, tosse seca, dor de garganta e coriza).

Na última segunda-feira (24), o homem foi submetido a exames clínicos no Hospital Israelita Albert Einstein que apontaram a suspeita de infecção pelo vírus.

Seguindo o Plano de Contingência Nacional, o hospital enviou a amostra e os resultados preliminares para o laboratório de referência nacional, Instituto Adolfo Lutz, para contraprova.

O ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta disse que vai ver como este vírus vai se comportar em um país tropical, durante o verão.

“Como vai ser o padrão de comportamento deste vírus, que é novo e tanto pode manter o mesmo padrão de comportamento de transmissão que apresentou no hemisfério Norte, onde, nesta época, está fazendo frio”, disse o ministro.

Em nota, o hospital o Albert Einstein informou que o paciente encontra-se em bom estado clínico, não tem necessidade de internação, vai permanecer em isolamento respiratório domiciliar durante os próximos 14 dias, a equipe médica vai seguir monitorando ativamente o paciente e as pessoas que tiveram contato próximo com ele.

Na última sexta-feira (21), as autoridades italianas notificaram nove óbitos. O governo brasileiro incluiu a Itália entre os países onde a doença está se espalhando e há risco de infecção.

De acordo com o Ministério da Saúde, no mundo, já foram registrados mais de 80,2 mil casos do coronavírus em 34 países. Foram registradas 2,7 mil mortes causadas pela doença, sendo que os casos mais graves são aqueles que afetam pessoas com mais de 60 anos.

No Brasil, os casos suspeitos estão nos seguintes estados: Paraíba (1), Pernambuco (1), Espiríto Santo (1), Minas Gerais (2), Rio de Janeiro (2) e Santa Catarina (2) e São Paulo (11). Cinquenta e nove casos suspeitos foram descartados.

Fonte: Agencia Brasil - EBC
 
 
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br