Data de publicação: 12-03-2020 15:25:00

Igor Eto assume a Secretaria de Governo de Minas

Academia Equilíbrio Funcional
Eto e Zema em foto postada nas redes sociais do novo secretário de Governo
 
Foto: Instagram/Reprodução
 
Igor Eto será o novo secretário de Governo de Minas Gerais, conforme informado pelo Executivo estadual na tarde desta quinta-feira (12). Eto, que até então comandava a Secretaria-Geral, assume o lugar de Bilac Pinto (DEM), que renunciou ao cargo na última quinta-feira (11) após o veto parcial do governador Romeu Zema (Novo) à proposta de recomposição salarial das forças de segurança pública.
 
De acordo com a nota oficial do governo do Estado, “a escolha se deu em função da extrema confiança que o governador nutre para com Eto”, que acompanha Zema desde a posse.
 
Já a Secretaria-Geral será comandada pelo vereador Mateus Simões, que abrirá mão de uma possível candidatura à Prefeitura de Belo Horizonte e renunciará ao atual cargo no Legislativo da capital.
 
Entenda o caso
 
O governador de Minas sancionou, na última quinta-feira, apenas o 1º artigo do projeto de lei que trata dos reajustes salariais do funcionalismo público estadual, concedendo um aumento de 13% aos servidores da segurança pública.
 
“Tal decisão foi tomada levando em consideração uma análise profunda, criteriosa e responsável acerca do cenário financeiro do Estado e dos desdobramentos econômicos do país. Diversas ações aconteceram após o envio do projeto de recomposição à Assembleia Legislativa”, informou o governo, por meio de nota.
 
Entre as mudanças apontadas estão a previsão de redução do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em função do novo coronavírus, que deverá acarretar uma queda de R$ 548 milhões na arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) em Minas Gerais neste ano.
 
“Além disso, a aprovação do projeto gerou uma apreensão junto ao Ministério da Economia, que afirmou a inviabilidade da adesão de Minas Gerais ao Regime de Recuperação Fiscal, caso concedesse o percentual de 41,7%. Sem as medidas propostas no regime, o Estado estaria em penúria financeira, comprometendo não somente o pagamento de salários a todos os servidores como a prestação de serviços à sociedade”, diz o texto.
 
Repercussão
 
Uma das reações geradas pela decisão do governador foi a saída do então secretário de Governo do cargo. Também em nota, Bilac Pinto afirmou que, embora entenda as razões de Zema para os vetos, a decisão lhe tirou “as condições de, diante do atual cenário político, continuar a conduzir as negociações com o parlamento estadual”.
 
Com a renúncia, Bilac Pinto reassume a cadeira na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF) – cargo do qual estava licenciado.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br