Data de publicação: 19-03-2020 18:14:00 - Última alteração: 19-03-2020 19:33:58

Move Cultura lança curta-metragem sobre a Casa de Cacos em Contagem

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE
Foto: Divulgação
 
O lançamento do documentário “Contagem do Tempo: Histórias e Memórias de Uma Cidade” foi antecipado e ocorreu na última quarta-feira (18) no YouTube. A obra da Associação Move Cultura, entidade sem fins lucrativos do bairro Eldorado, em Contagem, é a primeira de uma série de sete curtas-metragens.
 
No primeiro filme, a protagonista é a Casa de Cacos e sua arquitetura peculiar. Antigo ponto turístico do município e destino certo das excursões escolares, o imóvel, hoje, está abandonado.
 
A produção coordenada por Rafael Aquino, com direção coletiva de Amanda Maia, Marcelo Lin e Roberth Michael, retrata o espaço sob as óticas de José Márcio Sales da Silva e de Ester Ramos Silva, moradores do bairro Bernardo Monteiro, onde o imóvel foi erguido por Carlos Luís de Almeida entre 1963 e 1989.
 
“Ajudei na construção desse local. Eu era menino e ficava pegando os caquinhos com as mãos”, lembra Márcio, decepcionado com a atual degradação. “É triste ver as pessoas chamando a Casa de Cacos de caco de casa”, emenda.
 
Já Ester, que é apaixonada por plantas, influenciou o artista a ceder mais espaço ao verde no imóvel e ainda foi molde de uma das obras de Carlos Luís, morto em 1989, ano em que a casa deixou de ser ampliada, segundo a Move Cultura.
 
O que vem por aí
 
Os outros curtas da série vão retratar mais pontos importantes de Contagem, como a estação Bernardo Monteiro, a capela de Nossa Senhora da Conceição e o parque Fernão Dias. O próximo lançamento está previsto para 2 de abril.
 
A antecipação do primeiro filme ocorreu para proporcionar mais uma opção de entretenimento cultural às pessoas que estão em isolamento social para se prevenirem da Covid-19, segundo a associação.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br