Data de publicação: 26-03-2020 15:55:00 - Última alteração: 26-03-2020 15:55:20

Funcionamento dos serviços de saúde foi alterado em Contagem

Jornal Diário de Contagem On-Line
Foto: Google Street View/Reprodução
 
Os atendimentos da rede pública municipal de saúde de Contagem foram alterados em algumas unidades por causa da pandemia do novo coronavírus. As alterações foram estabelecidas pelos Decretos nº 1.510, nº 1.526 e º 1.527.
 
Confira, abaixo, o funcionamento dos serviços de saúde no município, de acordo com a prefeitura:
 
– Hospital Municipal de Contagem (HMC) funciona 24h.
 
– Centro Materno Infantil funciona 24h.
 
– Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs): funcionam 24h.
*A UPA Sede tornou-se referência para o atendimento exclusivo de casos do novo coronavírus e receberá somente pacientes com indicação médica.
 
– Unidades Básicas de Saúde (UBS): estão suspensos os atendimentos eletivos, exceto os atendimentos a gestantes, puericultura para crianças, pacientes crônicos com risco elevado e/ou em uso de receita azul e agudos de qualquer natureza.
 
– Visitas de rotinas de atenção básica em domicílios estão suspensas. Em caso de agravamento de quadro de saúde, os usuários devem fazer contato telefônico e informar o quadro clínico. Caso necessário, a equipe fará a visita portando equipamentos de proteção.
 
– Equipes intermediárias de saúde mental manterão normalmente as agendas.
 
– Salas de vacinação ficarão abertas em razão da Campanha de Vacinação contra a Influenza.
 
– Centro de Consultas Especializadas Iria Diniz: suspensos os atendimentos/consultas/cirurgias eletivos, exceto ambulatório e atendimento de pré-natal de alto risco. O programa IST/AIDS está com funcionamento de forma reduzida.
 
– Sessões de hemodiálises e oxigenoterapia funcionam normalmente.
 
– Centro de Consultas Especializadas Ressaca está fechado.
 
– Central de Autorização de Procedimentos de Saúde (Ceaps): suspenso o atendimento ao público, exceto situações especiais como oncologia, nefrologia e agendamentos de procedimentos classificados como prioritários. Nesse caso, o atendimento deverá ser agendado por telefone. Informações pelos números (31) 3198-6755 e (31) 3198-6760.
 
– Centro de convivência: suspensas as oficinas terapêuticas e atividades em grupo em geral. Exceto atendimento a pacientes já vinculados ao serviço com escala mínima e orientação por telefone.
 
– Centro de Atenção Psicossocial (Caps): redução do número de pacientes em permanência/dia, exceto para acolhimento e atendimentos de urgências.
 
– Centro de Especialidades Odontológicas: estão suspensos os atendimentos eletivos.
 
– Ouvidoria da saúde: suspenso o atendimento presencial ao público.
 
– Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – atendimento somente por telefone
 
– Centro de Controle de Zoonoses: aberto somente para coletas de sangue, exames de suspeição de esporotricose e de leishmaniose e recolhimento de animais, das 8h às 17h.
 
– Vigilância sanitária: plantão de fiscalização sob demandas repassadas somente por telefone.
 
– CER IV: todos os atendimentos foram suspensos, exceto o de ostomia. Horário: segunda a sexta-feira, das 13h às 15h30min.
 
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