Data de publicação: 26-03-2020 16:39:00

O estágio e a aprendizagem em tempos de coronavírus

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE
Foto: Internet/Reprodução
 
Alexandre Cézar de Oliveira Melo*
 
Temos um país carente, entre diversas outras coisas, de políticas públicas que efetivamente contribuam para a inserção de adolescentes e jovens no mercado de trabalho. Entre as poucas políticas públicas existentes para essa camada da população destacam-se os programas de estágio e de aprendizagem.
 
O estágio, como a legislação vigente define, é um ato educativo escolar supervisionado. Essa atividade possibilita ao estudante dos ensinos médio e técnico e da educação superior o exercício prático do que aprendem em teoria em sala de aula. Já a aprendizagem oferece aos adolescentes e jovens na faixa etária entre 14 e 24 anos oportunidades de capacitação profissional que conciliam encontros teóricos nas entidades capacitadoras e atividades práticas nas empresas contratantes. A contratação de aprendizes é compulsória para empresas com mais de sete empregados, que devem cumprir uma cota explicitada em lei.
 
O Centro de Integração Empresa-Escola de Minas Gerais (CIEE/MG) é uma das mais conhecidas entidades capacitadoras de aprendizes e o agente de integração mais referenciado do território mineiro. Em 40 anos de atividades, a instituição já beneficiou mais de meio milhão de estudantes com oportunidades de estágio e de aprendizagem.
 
Antes do período crítico que envolve o combate ao novo coronavírus, a nossa instituição contabilizava quase 12 mil estudantes em estágio e ultrapassava a marca de 1.000 aprendizes contratados.
 
Desde o último dia 20, os colaboradores do CIEE/MG migraram as atividades para o formato de home-office, objetivando contribuir com as medidas de distanciamento social para combater a propagação do novo coronavírus. Cada colaborador da nossa instituição assumiu um novo desafio: a defesa do direito à prática profissional para os estudantes, os adolescentes e os jovens.
 
Nesse sentido, estamos sensibilizando os micro, pequenos, médios e grandes empresários que atualmente possuem estagiários e aprendizes em seus quadros para que, quando possível, ofereçam a eles a possibilidade da continuidade do desenvolvimento prático de suas atividades, por meio dos recursos tecnológicos existentes, no formato de home-office. Caso isso não seja possível, recomendamos que esse breve intervalo de quarentena seja avaliado como um recesso. A equipe do CIEE/MG está à disposição para oferecer orientações e sugestões. Consulte-nos pelo telefone/WhatsApp (31) 3429.8100 ou pelo e-mail atendimento@cieemg.org.br.
 
Por meio do site do CIEE/MG, os aprendizes em recesso substituirão as atividades teóricas presenciais pelos cursos virtuais da plataforma “Saber Virtual” (saiba mais em www.cieemg.org.br).
 
Acreditamos que esse hiato nas atividades da maioria das empresas e dos profissionais seja breve e necessário para garantir a saúde de todos: gestores, colaboradores, estagiários e aprendizes. Assim sendo, contamos com nossos parceiros para que, nesse momento adverso, continuem investindo nos seus futuros e potenciais talentos.
 
*Supervisor de Comunicação e Marketing do CIEE/MG.
 
(O conteúdo dos artigos publicados pelo Diário de Contagem é de responsabilidade dos respectivos autores e não expressa a opinião do jornal.)
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br