Data de publicação: 08-04-2020 18:18:00 - Última alteração: 08-04-2020 18:18:42

Capela Imaculada Conceição é tema de novo curta-metragem da Move Cultura

Academia Equilíbrio Funcional
Foto: Ailson Leite/Divulgação
 
O segundo episódio do documentário “Contagem do Tempo: Histórias e Memórias de Uma Cidade”, da Associação Move Cultura – entidade sem fins lucrativos instalada no bairro Eldorado –, já está disponível no YouTube. Neste curta-metragem, Alisson Camargos Diniz, Andréa Luiza Souza e Willian Araújo Oliveira, moradores do município, contam vários causos da Capela Imaculada Conceição, localizada entre os bairros Bela Vista e Bernardo Monteiro.  
 
“Nesse capítulo, mostramos a importância do patrimônio material religioso. Uma das heranças da chamada colonização portuguesa é o cristianismo e, em Contagem, assim como em todo o Brasil, as igrejas guardam muito desse período histórico”, afirma o coordenador do documentário, o cientista político e mobilizador cultural Rafael Aquino.
 
O segundo vídeo recorre às lembranças de moradores para contar a história da capela, construída pela população entre 1939 e 1943. A igreja tem traços da arquitetura neogótica, com pinturas emblemáticas na nave que retratam as aparições de Nossa Senhora Aparecida e de Nossa Senhora de Fátima. Já os vitrais italianos reconstroem a vida de Jesus Cristo.
 
Há quase duas décadas, o imóvel foi tombado pela Prefeitura de Contagem por meio do Decreto nº 10.446, de 14 de abril de 2000.
 
Matéria relacionada
Move Cultura lança curta-metragem sobre a Casa de Cacos em Contagem
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br