Data de publicação: 17-04-2020 12:08:00

Campanha de vacinação contra a gripe está na segunda fase

Jornal Diário de Contagem On-Line
Foto: Pedro Ricardo/Divulgação
 
Profissionais das forças de segurança e salvamento, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade já podem se vacinar contra a gripe. A segunda etapa da 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza teve início na última quinta-feira (16).
 
Neste ano, a iniciativa também contempla, nesta fase, motoristas de caminhões, povos indígenas, profissionais que trabalham no transporte coletivo e portuários. A expectativa da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) é imunizar mais de 1,62 milhão de pessoas em Minas Gerais.
 
“Se as pessoas se vacinarem e em cada grupo prioritário conseguirmos a cobertura de, no mínimo, 90%, iremos alcançar a imunidade coletiva, ou seja, a proteção daqueles que não receberam a vacina e, assim, menos pessoas precisarão de hospitalizações nesse momento de pandemia do coronavírus”, afirma a coordenadora estadual do programa de Imunizações da SES-MG, Josianne Gusmão, referindo-se ao surto do novo coronavírus.
 
Eficácia
 
De acordo com a pasta, estudos demonstram que a vacinação pode reduzir de 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias; de 39% a 75% a mortalidade global; e em aproximadamente 50% as doenças relacionadas à influenza.
 
“A vacina é a medida de prevenção mais importante para proteger contra a doença”, ressalta Josianne.
 
A terceira e última etapa da campanha está prevista para começar em 9 de maio, e será voltada para professores de escolas públicas e privadas, crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, adultos de 55 a 59 anos e pessoas com deficiência.
 
Na primeira fase, iniciada em 23 de março último, o grupo prioritário era formado por idosos e profissionais da saúde.
 
Matérias relacionadas
Vacina contra a gripe está em falta em Contagem
Vacinação contra a influenza será antecipada
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br