Data de publicação: 23-04-2020 15:37:00 - Última alteração: 24-04-2020 16:18:15

Prefeitura de Contagem confirma a segunda morte por Covid-19

Jornal Diário de Contagem On-Line
Foto: Arte DC
 
A Prefeitura de Contagem (PMC) confirmou mais uma morte por Covid-19 no município: a de uma mulher de 64 anos que testou positivo para a doença no último dia 17. A informação foi divulgada no boletim diário publicado nas redes sociais na noite de quarta-feira (22).
 
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a paciente estava internada no hospital do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg), em Belo Horizonte, e faleceu na segunda-feira (20). “Pela notificação, não tinha comorbidades”, informou a SMS.
 
O total de óbitos com confirmação do novo coronavírus no município agora é de dois, segundo a pasta. Já o balanço apresentado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) – inicialmente apontado pelo secretário de Saúde de Contagem, Cleber Faria, como o oficial – confirma apenas um deles (a segunda vítima fatal).
 
De acordo com o levantamento estadual, no entanto, a mulher tinha, sim, histórico de doença pré-existente.
 
A primeira morte confirmada pela PMC foi a de uma técnica em enfermagem de 53 anos, que trabalhava na Unidade de Pronto-Atendimento Ressaca e no Hospital Alberto Cavalcanti, na capital. Ela também morreu na segunda-feira passada, mas o dado ainda não aparece no boletim do Estado.
 
A reportagem do Diário de Contagem pediu ao Executivo contagense esclarecimentos sobre a discrepância entre os dados divulgados pela SMS e pela SES-MG. Segundo a secretaria municipal, ela acontece basicamente em função de dois fatores e um deles é o local de notificação, já que alguns pacientes são identificados e notificados em outros municípios. "A Secretaria Municipal de Saúde de Contagem e a Secretaria de Estado da Saúde recebem essas informações em momentos diferentes". 

Outro fator é o horário de divulgação. O Estado apresenta o balanço pela manhã, e a SMS, à noite. "Nesse intervalo, as informações são atualizadas", conclui a pasta municipal.
 
Outros casos
 
Segundo a secretaria estadual, nesta quinta-feira (23), o número de pacientes que testaram positivo para o novo coronavírus em Contagem manteve-se inalterado: 42. As notificações somam 3.237, sendo 3.033 suspeitas e 161 descartadas.
 
Em Minas Gerais, o avanço dos casos suspeitos foi mais sutil nas últimas 24 horas do que em comparações anteriores. Atualmente, há 77.775 notificações no Estado, 31 a mais do que na quarta-feira.
 
As confirmações da doença totalizam 1.308, aumento de 1,94% em relação ao último balanço.
 
O total de óbitos por Covid-19 em Minas passou de 47 para 51 de um dia para outro. Além da vítima de Contagem, foram confirmadas as mortes de dois homens e uma mulher – todos com menos de 60 anos, mas com comorbidades – em Morro da Graça, Novo Cruzeiro e São Geraldo da Piedade.
 
A SES-MG informou ainda que outros 85 óbitos são investigados no Estado.

A matéria foi atualizada para incluir a resposta da Secretaria Municipal de Saúde de Contagem, enviada na tarde de sexta-feira (24).
 
Matérias relacionadas
Casos confirmados de Covid-19 sobem para 42 em Contagem
Técnica em enfermagem é a primeira vítima fatal da Covid-19 em Contagem
Secretário de Saúde de Contagem reforça a importância do distanciamento social
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br