Data de publicação: 27-04-2020 17:09:00

"Vizinho do Bem" conecta voluntários aos que precisam de ajuda

Jornal Diário de Contagem On-Line
Foto: Internet/Reprodução
 
Agência Brasil
 
Conectar pessoas que precisam de ajuda – em meio às limitações impostas pelas medidas preventivas ao novo coronavírus – e pessoas que querem ajudar. É com este propósito que uma plataforma desenvolvida inicialmente para aproximar condôminos de vizinhos que pertencem ao grupo de risco mais suscetível à Covid-19 tem ganhado espaço, a ponto de já contar com um time de voluntários de cerca de 5 mil pessoas.
 
De acordo com a equipe desenvolvedora da plataforma – disponível no site Vizinho do Bem –, a ferramenta, que é gratuita, já está presente em 374 cidades localizadas em todas as 27 unidades federativas do país. Mais de 100 mil acessos já foram registrados, o que demonstra o quanto o brasileiro está disposto a ser solidário nesses tempos difíceis.
 
Entre as ajudas solicitadas estão as de compras em supermercados e em farmácias, passeios com cachorros e até mesmo a busca de solução para problemas em computadores de quem está trabalhando de casa.
 
O site traz também dicas para que a ajuda seja prestada da forma mais segura possível.
 
Benefícios da solidariedade
 
De acordo com o consultor financeiro Renan Araújo, um dos voluntários que usaram a plataforma, os benefícios da solidariedade não atingem apenas aqueles que são ajudados. “Ser solidário é algo que tem me ajudado muito. Ao ajudar os outros, esquecermos nossos próprios problemas. Ao focarmos no bem-estar e no ajudar, pensamos menos nas coisas ruins que podem estar acontecendo no mundo”, diz Araújo.
 
“Levar felicidade, acalentar ou mesmo tornar a vida de alguém mais fácil ou confortável faz bem tanto do ponto de vista emocional quanto psicológico”, afirma o consultor, que mora em um condomínio na capital paulista.
 
Uma das empresas prestadoras de serviços tecnológicos do condomínio onde Araújo mora havia desenvolvido um aplicativo voltado para gestão e comunicação interna entre os condôminos. Foi a partir desse aplicativo, denominado Noknox, que surgiu a ideia de ajudar vizinhos que, por serem do grupo de risco da Covid-19, tinham mais dificuldades para se deslocar.
 
A ideia ganhou corpo, principalmente após a empresa responsável pelo aplicativo disponibilizar funcionários para, de forma voluntária, desenvolver o site e fazer a conexão entre as pessoas que demandavam ajuda e aquelas que gostariam de ajudar. Dos 16 funcionários da empresa, homônima do aplicativo, cinco se revezam para cuidar da plataforma.
 
Inicialmente, o objetivo era atender apenas os moradores do condomínio. Com a motivação dos envolvidos, a iniciativa passou a atender também pessoas de comunidades próximas.
 
Sensibilizado com a situação de uma mulher desempregada, cujo marido, motorista de aplicativo, apresentava sinais da doença, Araújo mobilizou os vizinhos para arrecadar alimentos e destiná-los ao casal, já afogado em dívidas e contas atrasadas. “Foi uma experiência cativante, tanto pelas palavras ouvidas, como pelas reações espontâneas”, resume Araújo.
 
Contatada pela Agência Brasil, a Noknox informou ter sido procurada por outras empresas interessadas em fazer doações.
 
Plataforma
 
O funcionamento da plataforma é bastante simples. Basta, tanto a voluntários como aos que buscam ajuda, preencher um cadastro com alguns dados nas áreas “Preciso de Ajuda” e “Quero Ajudar”. É necessário que o interessado descreva o tipo de ajuda de que precisa ou, no caso dos voluntários, descrever o tipo de ajuda que podem dar.
 
Uma equipe da Noknox analisa a proximidade entre a ajuda e o voluntário e faz a conexão entre as partes. A empresa ressalta que, feita a conexão, “toda a apresentação e relação fica por conta das duas partes”.
 
“Após a ponte feita, o voluntário entra em contato com quem solicitou ajuda e juntos definem como será todo o processo. Além de seguir as orientações de segurança, combinam previamente como será realizado o pagamento de itens de supermercado e farmácias, caso seja esse tipo de ajuda a ser feita. É de extrema importância que esses acordos sejam realizados antes de qualquer ação”, informa a empresa.
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