Data de publicação: 14-05-2020 15:58:00 - Última alteração: 14-05-2020 16:01:49

Cobrança indevida da Caixa preocupa moradores de Contagem

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Foto: Paulo Pereira/Prefeitura de Contagem
 
As cobranças indevidas da Caixa Econômica Federal feitas a cerca de 130 famílias que vivem no Residencial Nossa Senhora da Conceição, em Contagem, continuam preocupando os moradores. Aflitos com a situação, alguns deles temem que a negativação dos nomes junto aos serviços de proteção ao crédito – alertada pelo banco – seja, de fato, cumprida.
 
É o caso de Lucineia Maia. Ela conta que vem tentando entrar em contato com a Prefeitura Municipal de Contagem (PMC) há vários dias, inclusive por meio da ouvidoria, mas sem sucesso. Segundo ela, o marido já foi informado sobre a negativação do nome por inadimplência. “Por isso estou tentando resolver. A nota da prefeitura foi sem esclarecimentos”, afirma, referindo-se à publicação feita pelo Executivo na quinta-feira (7) passada.
 
Nas últimas semanas, a Caixa passou a cobrar dos moradores as contraprestações mensais do programa Minha Casa, Minha Vida, que variam de R$ 80 a R$ 240. No entanto, a responsável pelos pagamentos é a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SMDUH), em função de um convênio firmado entre a PMC, o governo federal e o banco.
 
Posicionamento
 
Em nota, o Executivo informou nesta quinta-feira (14) que a previsão é de que a situação seja resolvida nesta semana. “A prefeitura informa ainda que esses nomes não serão negativados e que o prazo para a formalização da situação é de 46 dias”, assegura o texto.
 
A PMC voltou a afirmar que representantes da SMDUH já acionaram a Caixa para questionar as cobranças indevidas e que a superintendência da instituição financeira informou que elas não estão mais sendo feitas.
 
“Solicitamos a compreensão de todos para que possamos resolver a pendência o quanto antes, sabendo que a superintendência da Caixa já está ciente do problema e se prontificou a não mais cobrar e dar a resposta o mais rapidamente possível para que possamos realizar a quitação em voga. Desde já pedimos desculpas pelo incômodo e pela perturbação das ligações e mensagens para aqueles que as tenham recebido”, disse o subsecretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Rafael Braga.
 
A nota do Executivo também reafirma que Braga entrou em contato com os síndicos do residencial para esclarecer a situação.
 
As unidades do Residencial Nossa Senhora da Conceição foram entregues a 352 famílias em fevereiro deste ano.
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