Data de publicação: 17-05-2020 23:42:00 - Última alteração: 18-05-2020 00:22:53

Xô, Coronavírus! Novo livro de Paula Fernandes

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE
Imagem: Divulgação

Escritora de Contagem Paula Emamnuella Fernandes lançou novo livro infantil, esse gratuito e online. “Xô, Coronavírus!” que busca informar os pequenos sem causar pânico sobre o novo Coronavírus Covid-19. 

Segundo a jornalista e escritora mineira, nos últimos meses, a palavra mais falada em todo o mundo foi o Coronavírus e chegou causando mudança acentuada e abrupta para todas as famílias.

“E as crianças, como elas têm reagido? O que pais têm feito para minimizar os efeitos estressantes nos pequenos? É um momento para refletir, é claro”, explicou.

Xô, Coronavírus!             
                              

O livro infantil, Xô, Coronavírus! está em plataforma digital, PDF e gratuito.  De forma lúdica, o livro diz o porquê às escolas estão fechadas, as pessoas usando máscaras e como podemos nos proteger do Covid-19.

Com ilustração de Sérgio Neres, o livro passou por revisão técnica feita por profissionais da área da saúde e da educação.

Paula Fernandes conta que a ideia surgiu quando ouviu uma psicóloga dizer que, em seu consultório, foi uma criança, com menos de 7 anos, com síndrome do pânico devido ao Coronavírus. Ela estava tremendo e com medo de perder quem ela amava.

“Isso realmente mexeu muito comigo, pois se nós adultos estamos vivendo essa angústia, imagina as crianças que ouvem isso o tempo todo? Uma coisa é estudar a história, outra é ser participante dela. Sem contar que, ainda há muito o que ser estudado sobre o Covid-19 e o desconhecido, por si só, é estressante para todos”, completou a escritora.

Especialista

Para a psicóloga Carolina Mendonça, é importante, em uma situação tão nova quanto essa que estamos vivendo, não mentirmos para as crianças. Elas precisam saber o que tem acontecido no mundo, mas precisamos adaptar essa informação com o cuidado que cada idade exige para não criarmos uma situação de pânico.

“Depois de orientados, torna-se importante criar um espaço de escuta, que seja por meio e brincadeiras ou de diálogos, mas criar momentos que permitem as crianças expressarem os seus sentimentos em uma fase tão permeada de angústias ansiedades”, explicou Mendonça.

Pais

Danielle Corrêa, mãe de Ana Clara, 4 anos, defende manter a rotina da criança e apresentar material lúdico e informativo para elas. “Ninguém teve tempo de se organizar para lidar com essa situação tão adversa. Acumulamos atividades dentro de casa, o cuidado em período integral. Mantivemos a rotina da Ana, brincamos, lemos e explicamos de forma que ela entenda, mas que não se apavore com a situação”, finalizou Corrêa.

Serviço:

Livro: Xô, Coronavírus!
Link: https://bit.ly/2TdQ2xk
Site da escritora: www.livrolandia.art.br, no campo “Livros” ou em PDF.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br