Data de publicação: 20-05-2020 17:02:00

Ministério da Educação adia o Enem 2020

Academia Equilíbrio Funcional
Foto: Internet/Reprodução
 
Agência Brasil
 
O Ministério da Educação (MEC) decidiu adiar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 em função dos impactos da pandemia do novo coronavírus. “As datas serão adiadas de 30 a 60 dias em relação ao que foi previsto nos editais”, diz nota conjunta do MEC e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O cronograma inicial previa a aplicação do Enem 2020 impresso em 1º e 8 de novembro. Já os participantes da versão digital fariam a prova em 22 e 29 de novembro. Mais de 3,5 milhões de candidatos se inscreveram para o exame.
 
Para definir a nova data, o Inep promoverá uma enquete direcionada aos inscritos do Enem 2020, a ser realizada em junho, por meio da Página do Participante. As inscrições para o exame seguem abertas até as 23h59min da próxima sexta-feira (22).
 
Mais cedo, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, mencionou pelas redes sociais um possível adiamento do Enem. Em sua conta no Twitter, ele informou que a decisão ocorre “diante dos recentes acontecimentos no Congresso” e após conversas com líderes do centrão.
 
A Câmara dos Deputados está pautada para votar nesta quarta-feira (20) um requerimento de urgência para a votação do Projeto de Lei (PL) 2623/2020, que adia o Enem enquanto durarem as medidas sanitárias emergenciais decorrentes da pandemia do novo coronavírus, mas, com o adiamento anunciado pelo próprio MEC, existe a possibilidade de a pauta ser derrubada.
 
Justiça
 
A realização do Enem também foi alvo de questionamentos judiciais. Na última segunda-feira (18) a Defensoria Pública da União (DPU) entrou com recurso no Tribunal Regional Federal da 3ª Região pedindo que a decisão de manter o exame durante a pandemia do novo coronavírus fosse revista.
 
Em abril, o órgão conseguiu uma liminar favorável ao adiamento das datas da prova, mas a medida foi derrubada pelo desembargador Antônio Cedenho, atendendo a um pedido da Advocacia-Geral da União (AGU).
 
Matérias relacionadas
Câmara pode votar nesta quarta-feira urgência para projeto que adia o Enem
MEC vai abrir consulta sobre data do Enem
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br