Data de publicação: 25-05-2020 13:49:00 - Última alteração: 25-05-2020 13:53:05

Dia Internacional da Criança Desaparecida

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE
 Foto: Divulgação
 
No mundo inteiro, o dia 25 de maio é lembrado com ações para evitar os desaparecimentos. A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) promove dessa segunda-feira a sábado (29), a Semana da Esperança, em atenção ao Dia Internacional da Criança Desaparecida.

Segundo a PCMG, no Estado, o índice de crianças desaparecidas, menores de 12 anos, é próximo de zero, mas o número de adolescentes desaparecidos é mais significativo.

Em 2019, em Belo Horizonte, a Divisão de Referência da Pessoa Desaparecida (DRPD) instaurou 293 procedimentos para menores desaparecidos. Desse total, 291 casos foram solucionados, ainda em 2019. Um índice de 99,3% de apuração.

A maioria desses adolescentes estava em fuga, seria um desaparecimento voluntário motivado por conflitos familiares e que acabaram retornando para casa.

A Polícia Civil explica que realiza ao longo do ano, um trabalho preventivo e educativo, com dicas para evitar o desaparecimento conscientizando as famílias.

Orientações sobre o que fazer no caso de desaparecimento e de localização de pessoas, alertando para as possíveis reincidências de desaparecidos.

"A esperança é que o desaparecimento de crianças, menores de 12 anos, seja banido para sempre. Esperamos que os adolescentes tenham, cada vez mais, ambientes familiares saudáveis com direitos sociais garantidos", enfatiza a delegada Maria Alice Faria.

Orientações
 
O registro de desaparecimento deve ser imediato. Ele pode ser feito em qualquer unidade da Polícia Civil, da Polícia Militar ou pela Delegacia Virtual, por meio do link https://delegaciavirtual.sids.mg.gov.br/
 
O registro gera um alerta no sistema da Defesa Social em Minas Gerais, que permite que qualquer agente saiba que aquela pessoa está desaparecida. Caso retorne, é importante realizar o registro de localização.
 
Em Belo Horizonte, após o registro, é fundamental que um parente de primeiro grau compareça à DRPD para elaboração de um cartaz e iniciar a divulgação do desaparecimento.
 
Basta levar uma fotografia atual, com boa resolução, do rosto do ausente. No interior, deve-se ir à Delegacia da Polícia Civil no município ou comarca e solicitar a elaboração do cartaz por meio da DRPD.

A sociedade pode contribuir bastante divulgando os cartazes, compartilhando as imagens pelas redes sociais ou informando pistas sobre o paradeiro dos ausentes pelo 0800 2828 197.

Prevenção
É importante alertar aos pais ou responsáveis a ficarem sempre atentos às demandas dos adolescentes, estando presentes em suas vidas, mantendo o diálogo familiar para evitar que os conflitos resultem no desaparecimento.

Crianças
  • Fique sempre alerta em locais com aglomeração de pessoas.
  • Conforme for crescendo, ensine a criança a repetir o nome dos pais, telefones de contato e endereço.
  • Providencie a carteira de identidade o quanto antes.
  • Oriente-os sobre como devem proceder com estranhos.
Adolescentes
  • Mantenha diálogo franco, evitando conflitos familiares.
  • Sejam presentes e participativos na vida do seu filho, respeitando seus direitos, com boa dose de permissões e proibições.
  • Compreenda os conflitos vividos. Mostre-se verdadeiramente interessado no que se passa. Ouça o que seu filho tem a dizer.t
  • Procure conhecer as pessoas que convivem com seu filho.
Pessoas idosas ou com sofrimento mental
  • Assegure-se que a pessoa carregue sempre em seu bolso um documento de identificação e/ou um papel contendo o contato de um familiar.
  • Seja presente, dê afeto e carinho a essas pessoas.
  • Certifique-se de que os medicamentos estão sendo ingeridos conforme orientação médica.
  • Evite deixá-los sozinhos.
Dia Internacional da Criança Desaparecida
 
25 de maio, Dia Internacional da Criança Desaparecida teve origem em 1979, quando o garoto de seis anos de idade Ethan Patz, de Nova Iorque, desapareceu. Comovidos, parentes e amigos da família fizeram atos públicos anuais, em busca de respostas sobre o paradeiro do menino.

Em 1986, o presidente norte-americano Ronald Reagan decidiu oficializar a data, e ela acabou ganhando alcance internacional.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br