Data de publicação: 27-05-2020 18:26:00

APA Parque Fernão Dias entra em programa estadual de concessões

Academia Equilíbrio Funcional
Foto: Divulgação
 
A Área de Preservação Ambiental (APA) Parque Fernão Dias, em Contagem, está mais perto de ser concedida à iniciativa privada. Nesta semana, ela foi incluída na lista de unidades de conservação que integram o Programa de Concessão em Parques Estaduais (Parc) do governo de Minas Gerais. A expectativa é de que em julho já seja publicado o edital de um Procedimento de Manifestação de Interesse relativo ao espaço.
 
Na última segunda-feira (25), o prefeito contagense, Alex de Freitas (sem partido), e o diretor-geral do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Antônio Malard, assinaram remotamente, por meio do Sistema Eletrônico de Informações, um termo aditivo ao Termo de Cooperação Técnica já existente entre os dois órgãos desde outubro do ano passado.
 
A medida incorpora, nas responsabilidades do instituto e do governo municipal, a busca por canais de comunicação com potenciais investidores e interessados, além da contribuição com o levantamento de dados e informações técnicas.
 
Etapas
 
De acordo com o Núcleo de Projetos Especiais do IEF, setor em que o Parc é administrado, o próximo passo será a solicitação de estudos de viabilidades econômico-financeira, operacional e jurídica para verificar a modalidade de parceria com maior viabilidade de implementação.
 
“Com isso, a intenção é que, em breve, a unidade possa proporcionar uma melhor infraestrutura para receber visitantes, alavancando o turismo e a economia local”, afirmou Malard, reforçando que a gestão da conservação ambiental permanecerá com o IEF.
 
O secretário de Meio Ambiente de Contagem, Wagner Donato, também falou da expectativa em torno da reabertura do Fernão Dias – que está fechado há anos – e da revitalização da APA por meio de uma parceria com a iniciativa privada.
 
“É de conhecimento de toda a população a dificuldade financeira dos municípios. A prefeitura sozinha não conseguiria fazer as intervenções necessárias para a retomada do funcionamento do parque”, disse Donato.
 
Matérias relacionadas
Gestão da APA Parque Fernão Dias será compartilhada
Criação de área de proteção para Parque Fernão Dias é aprovada na ALMG
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br