Data de publicação: 29-05-2020 17:02:00 - Última alteração: 29-05-2020 17:09:20

Mercado Central de Contagem funciona com restrições

Funeral Pet Diamond
 Fotos: Robson Rodrigues

Galeria de fotos
 
Centro de compras que ficou totalmente fechado no início da pandemia do Covid 19, atualmente funciona com as restrições para entrada de menores de 14 e maiores de 60 anos de idade. Bares e restaurantes continuam fechados.

Comerciantes do Mercado Central de Contagem reclamam que as restrições têm causado constrangimentos e mais prejuízos. Os lojistas entendem e concordam com as medidas de segurança impostas pela prefeitura, mas explicam que a proibição do acesso de parte do público tem provocado outras situações de risco.

“Os clientes barrados ficam aguardando nas grades do centro de compras até que alguém compre e entregue as mercadorias do lado de fora. Essa situação tem causado aglomerações e riscos de contaminações. Além disso, os clientes não acreditam que as restrições foram impostas pela Prefeitura de Contagem, ficam bravos e falam que não voltarão mais ao mercado”, explicou a comerciante Maria De Lourdes Alexandrino.

De acordo com a administração do Mercado Central de Contagem, vários pedidos foram feitos a Prefeitura de Contagem para que as restrições fossem reavaliadas.

Atualmente somente um portão fica aberto ao público. Seguranças fazem triagens para saber quem pode e quem não pode entrar. Os menores de 14 e maiores de 60 anos que acessam o mercado dentro dos veículos também são impedidos de entrar.

Poder público

Segundo o Subsecretário de Relacionamento com a Sociedade Civil da Prefeitura de Contagem Alessandro Marques, as restrições foram decididas pelo Comitê de Enfrentamento à Epidemia do COVID-19.

“O comitê autorizou a reabertura do Mercado Central de Contagem com restrições levando em consideração as orientações dos infectologistas que acompanham a evolução do quadro epidemiológico do novo Coronavírus na cidade. Eles avaliaram que as atividades do Mercado Central diferem dos supermercados. Mas as restrições podem ser reavaliadas desde que haja um pedido formal do centro de compras. A entrada do público em geral só será autorizada se os especialistas julgarem que não haverá riscos de contágio”, explicou Marques, que também faz parte do comitê.

Ainda segundo Alessandro Marques, várias reuniões estão sendo feitas com comerciantes da cidade. Recentemente houve um encontro com feirantes do bairro Amazonas.

“Estamos estudando uma forma de flexibilizar e autorizar a volta das atividades das feiras livres da cidade. Mas essa medida só será possível com restrições que possam dar segurança aos trabalhadores e aos frequentadores”, finalizou o subsecretário.

Comitê de Enfrentamento à Epidemia do COVID-19 criado em 19 de março de 2020, se reúne todas as segundas-feiras ou em caráter extraordinário. Todos os casos e demandas são avaliados pelo grupo que tem como presidente o Secretário Municipal de Saúde Cleber de Faria Silva.

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br