Data de publicação: 04-06-2020 17:00:00 - Última alteração: 04-06-2020 17:00:06

Supressão de árvore deixa morador inconformado

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE
Foto: Arquivo pessoal/Montagem DC
 
A supressão de uma árvore na avenida Coronel Jove Soares Nogueira, no bairro Riacho das Pedras, em Contagem, na semana passada, aborreceu o morador Edemilson Miranda. Inconformado com o corte, ele procurou o Diário de Contagem para lamentar o ocorrido e pedir explicações.
 
Segundo Miranda, a árvore era saudável e ele, inclusive, cultivava um jardim e mantinha alguns bancos de madeira embaixo dela. “Mais uma vez, esse pessoal de poda arbórea fazendo covardia em Contagem”, disse. “Destruíram tudo”, completou.
 
Para o morador, uma poda “mais severa” seria o suficiente para manter a árvore em boas condições. “Eles apenas cortam e não replantam. A cidade está cada vez mais sem árvores”.
 
Resposta
 
Em nota, a prefeitura informou que foi feita uma vistoria na árvore em 30 de janeiro de 2019 e que uma equipe técnica da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) constatou que o espécime estava com o cerne exposto, apresentava necrose no tronco e tinha cupins.
 
“Devido a essa situação fitossanitária e ao risco de queda, ficou definida a necessidade de supressão do individuo”, informou o Executivo, sem explicar, no entanto, o porquê de, diante desse cenário, a supressão ter ocorrido quase um ano e meio após a vistoria.
 
Ainda de acordo com a nota, uma equipe técnica da Semad será encaminhada ao local para avaliar qual a espécie arbórea mais adequada para ser plantada “e programar um plantio para o período chuvoso”.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br