Data de publicação: 16-06-2020 17:32:00

UBS's fazem teste rápido de Covid-19

Jornal Diário de Contagem On-Line
Foto: Adelcio R. Barbosa/Prefeitura de Contagem
 
Pacientes com sintomas de síndrome gripal (coriza, tosse seca, febre e cansaço) podem fazer o teste rápido para a detecção da Covid-19 nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) de Contagem. Ele é realizado a partir do oitavo dia das manifestações clínicas e o resultado sai em 20 minutos.
 
Segundo a prefeitura, o procedimento é destinado às pessoas que fazem parte do grupo de risco da doença – idosos e pacientes com comorbidades (diabetes, hipertensão, baixa imunidade e obesidade) – e às economicamente ativas (com idades entre 15 e 59 anos), conforme orientado pelo Ministério da Saúde.
 
O objetivo dessa testagem, de acordo com o governo municipal, é identificar os casos positivos do novo coronavírus e, assim, fazer o mapeamento epidemiológico no município.
 
“Já realizamos dez testes rápidos de Covid-19 e identificamos casos positivos. Seguindo o protocolo, os usuários estão em isolamento domiciliar de 14 dias com seus familiares, além de terem sido encaminhados para o telemonitoramento, no qual a equipe acompanha a evolução dos casos”, afirma a médica Bruna Melgaço Rodrigues, da equipe da UBS Parque São João.
 
Para a realização do teste rápido, é coletada uma gota de sangue da ponta do dedo do paciente. No caso de um resultado positivo, a amostra, em contato com o reagente, indica a presença de dois tipos de anticorpos: IgM e IgG. O primeiro é considerado um marcador para a fase aguda do vírus no organismo, enquanto o segundo é um anticorpo que persiste mesmo após esse estágio.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br