Data de publicação: 17-06-2020 19:39:00

Facebook e WhatsApp são as maiores plataformas de fake news

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE
Foto: Internet/Reprodução
 
Agência Brasil
 
O Facebook e o WhatsApp são as principais plataformas de difusão de conteúdos falsos, segundo o Relatório de Notícias Digitais 2020 do Instituto Reuters, considerado o mais importante estudo mundial sobre jornalismo e novas tecnologias. Entre os ouvidos, 29% manifestaram preocupação com a difusão de desinformação nas redes sociais: Facebook, 6% no YouTube e 5% no Twitter. Nos apps de mensagem, o WhatsApp foi o mais citado.
 
O Facebook foi a rede social mais apontada nas Filipinas (47%), nos Estados Unidos (35%) e no Quênia (29%), entre outros países. No Brasil, o WhatsApp foi mencionado como principal local por onde mensagens falsas são disparadas (35%), enquanto o Facebook é o segundo canal mais citado (24%). O YouTube é objeto de maior preocupação na Coreia do Sul, enquanto o Twitter ocupou essa posição no Japão.
 
Mais da metade (56%) dos participantes do levantamento se mostrou preocupada em como identificar o que é real e o que é falso no consumo de informações. O Brasil foi o país onde esse receio apareceu de forma mais presente (84%), seguido do Quênia (76%) e da África do Sul (72%).
 
Entre as fontes de desinformação, a mais indicada foram os políticos (40%), especialmente nos Estados Unidos, no Brasil e nas Filipinas. Em seguida vêm ativistas (14%), jornalistas (13%), cidadãos (13%) e governos estrangeiros (10%).
 
Confiança
 
Entre os ouvidos, 38% disseram confiar nas notícias, índice quatro pontos percentuais menor do que o do ano passado. Essa atitude varia entre países, sendo mais comum na Finlândia e em Portugal e menos recorrente em Taiwan, na França e na Coreia do Sul. O Brasil teve desempenho acima da média (51%).
 
Quando perguntados sobre os conteúdos jornalísticos que consomem, o índice subiu para 46%, ainda abaixo da metade e três pontos percentuais menor do que o do ano anterior. Essa avaliação sobre a confiabilidade é menor em mecanismos de busca (32%) e em redes sociais (22%).
 
Mas 60% relataram preferir notícias mais objetivas (sem uma visão política clara) e 28% preferem conteúdos com visões políticas claras e que reforçam as suas crenças. O Brasil foi o com maior percentual de pessoas que desejam ver notícias de acordo com suas concepções (43%).
 
Fonte de informação
 
Os serviços on-line foram apontados como principal fonte de informação em diversos países, como Argentina (90%), Coreia do Sul (85%), Espanha (83%), Reino Unido (79%), Estados Unidos (73%) e Alemanha (69%). Em seguida vêm a TV e o rádio. A mídia impressa perdeu espaço, servindo como meio para se informar em índices que variam de 16% a 30%, a depender do país.
 
O estudo confirmou uma variação desse comportamento conforme a idade. Jovens preferem canais jornalísticos on-line, enquanto a TV e a mídia impressa são a principal alternativa para a faixa acima dos 55 anos de idade.
 
Os brasileiros são os que mais recorrem ao Instagram para se informarem (30%), e também estão entre os que mais utilizam o Twitter para essa finalidade (17%). Mas o Facebook e o WhatsApp ainda são as plataformas dominantes, servindo de alternativa informativa para, respectivamente, 54% e 48% dos entrevistados.
 
Pandemia
 
Embora realizado em sua maioria antes da pandemia, o estudo avaliou o consumo de notícias durante esse período. Entre os ouvidos em seis países, 60% consideraram que a mídia ajudou a entender a crise e 65% concordaram que os noticiários explicaram o que os cidadãos poderiam fazer. Dos entrevistados nessas nações, 32% avaliaram que a mídia exagerou no impacto da pandemia.
 
Para o pesquisador do Instituto Nic Newman, a crise provocada pela pandemia do novo coronavírus reforçou a importância de um jornalismo confiável e correto que possa informar a população. Ao mesmo tempo, ele lembra como a sociedade está suscetível a teorias da conspiração e à desinformação. 
 
“Os jornalistas não controlam o acesso à informação, enquanto o uso de redes sociais e plataformas dão às pessoas acesso a um rol grande de fontes e fatos alternativos, parte dos quais é enganosa ou falsa”, disse.
 
O estudo
 
A equipe responsável pelo relatório entrevistou mais de 80 mil pessoas em 40 países de todos os continentes. A maior parte das entrevistas foi coletada antes da pandemia, mas, em alguns países, as respostas foram obtidas em abril, já trazendo algum impacto desse novo cenário.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br