Data de publicação: 25-06-2020 17:28:00 - Última alteração: 29-06-2020 16:27:25

Carlos Decotelli é anunciado como novo ministro da Educação

Academia Equilíbrio Funcional
Foto: Marcello Casal Jr./Arquivo Agência Brasil
 
Agência Brasil
 
O presidente da República anunciou, na tarde desta quinta-feira (25), que o professor Carlos Alberto Decotelli da Silva será o novo ministro da Educação. O decreto de nomeação foi publicado em uma edição extra do Diário Oficial da União. Em uma postagem nas redes sociais, Jair Bolsonaro (sem partido) publicou uma foto ao lado do novo ministro, destacando a formação acadêmica dele.
 
“Decotelli é bacharel em Ciências Econômicas pela UERJ, mestre pela FGV, doutor pela Universidade de Rosário, Argentina, e pós-doutor pela Universidade de Wuppertal, na Alemanha”, escreveu o presidente.
 
O novo ministro ocupava até recentemente o cargo de presidente do Fundo de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC), responsável por executar parte das ações da pasta relacionadas à educação básica em apoio aos municípios, como alimentação e transporte escolar. Ele entra no lugar de Abraham Weintraub, demitido na semana passada. É o terceiro ministro a comandar o MEC desde o início do governo Bolsonaro.
 
Segundo informações oficiais, Decotelli atuou durante toda a transição de governo após as eleições de 2018 e ajudou a definir ideias e novas estratégias para as políticas educacionais da atual gestão.
 
Financista, autor de livros e professor, Decotelli fez pós-doutorado na Bergische Universitãt Wuppertal (Alemanha), é doutor em administração financeira pela Universidade Nacional de Rosário (Argentina), mestre em administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), possui MBA em administração também pela FGV e é bacharel em ciências econômicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). O novo ministro ainda passou pelas Forças Armadas como professor e, atualmente, é oficial da reserva da Marinha.
 
Matéria relacionada
Governo indica Weintraub para o Banco Mundial
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br