Data de publicação: 08-07-2020 23:58:00 - Última alteração: 09-07-2020 16:14:29

Artistas comemoram o sucesso do F5 Online 2020

Academia Equilíbrio Funcional
Foto: Robson Rodrigues

Neste ano, o Festival de Cultura Independente de Contagem F5, realizado entre 15 de junho e 5 de julho, aconteceu on-line por causa da pandemia de Covid-19. Segundo os organizadores, a versão digital do evento foi um sucesso de público e de participação.
 
A oitava edição do F5 trouxe no tema e na identidade visual o questionamento da forma de viver imposta pela pandemia. Segundo os artistas participantes, praticamente todos foram pegos de surpresa pela crise sanitária e, com isso, projetos foram cancelados ou adiados e permanecem sem data de retomada.
 
O festival, que é sempre aberto, colaborativo, realizado pelos próprios artistas e fazedores de cultura, contou com uma vasta programação. Cinema, experimento cênico, exposições, música, palestra, cursos, oficinas e muitos debates fizeram parte do F5 Online 2020.
 
“Houve mais de 50 inscrições de diversas áreas. Mesmo tendo a vontade da presença física, chegamos a lugares em que não chegaríamos se o festival fosse presencial. Participaram artistas de Contagem, Sarzedo, Itabira, Belo Horizonte, dos Estados de São Paulo, Bahia, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Pessoas comprometidas com a arte e a sociedade. Fizemos grandes amizades por esse país”, enfatizou a professora de artes, atriz e coprodutora do F5, Daniela Graciere.
 
Os participantes relataram que o afeto esteve presente, todos divulgaram uns aos outros, mesmo sem se conhecerem, valorizando e potencializando uma rede de artistas independentes não só de Contagem, mas de várias partes do Brasil.
 
O público do F5 foi ampliado pela presença dos seguidores daqueles que se apresentaram. O festival teve aproximadamente 8,5 mil visualizações, 55 ações inscritas e 94 fazedores de cultura.
 
Artistas envolvidos no F5 Online 2020
 
Kako Arancíbia - Enrique, do Ed. Barata - Rodrigo Oliveira - Digô Faria - Aniele Sousa - ART ZONE DVD - Liz Coelho – Gabriel Vinicius - Micheline Monteiro - Rodrigo Marques – Chedinho - Jéssica Luiza Cardoso -Revolucine - Caroline Cavalcanti - Lucas Ferreira - Banda Espigão- Marcelo Corrêa – João Corrêa - Ricardo Koctus - Thiago Braga - Maurício Fonseca - Affonso Uchôa - Dayane Tropicaos - Cine Sem Churumelas - Dani Alves -Daniela Graciere - Dida Genofre – Fe_menino - Vanessa Lemes - Gabriel Rodrigues (Frodo) - Sara Camila - Rafael Silva - Fábio Leão - Mirian Santos – Flavinho - Thiago Santinho - Andréia Carvalho - Ciça Coutinho - Frederico Lopes - Thalita Gomes - Camilla Gomes - Melissa Paula - Thays Ferreira - Bruna Moreira - Gabriela Gonçalves - Isabela Gonçalves - Ayam Ubráis Barco - Laisa Eça - João Paiva MC - Pink Block - Companhia Candongas e Outras Firulas - Madú Marambá - Ramon Lino - Analu Corrêa - Alexandre Souza - Anderson Ribeiro -  IsadoraCarlos Henrique Gisa DJ AlexmanFranciely Costa Braga da SilvaFranciely Costa Braga da SilvaRenata Pinhatti Isadora Passeggio Hanna Lúcia Santos de SouzaBaianoGabriela VieiraIvan RabeloManu Macedo, Ana Letícia, Marcela Marcos, Felícia Miranda.
 
Novidades
 
Ainda segundo Daniela, há diversas possibilidades, mas a criação de uma Web Rádio é unânime entre os artistas. “Seria um excelente espaço para darmos seguimento a essa rede, com bate-papos, entrevistas, divulgação de trabalhos musicais, cênicos e outros. Estamos apostando muito naquilo que temos de mais rico, que são os artistas que envolvem o festival e a troca que fazem com o público”, reiterou. 
 
Lei Aldir Blanc
 
A lei votada e aprovada pelo Congresso Nacional pretende dar um auxílio emergencial aos artistas de todo o Brasil neste momento de pandemia de Covid-19. Somente aqueles que não tenham nenhum outro vínculo empregatício terão direito aos recursos. Os beneficiados terão que se comprometer em levar cultura para dentro das escolas públicas gratuitamente como contrapartida.
 
“Esse auxílio chega num momento em que os artistas de Contagem já não sabem mais a quem recorrer, pois, até o momento, o governo municipal não deu qualquer respaldo à classe local. Agora, resta-nos saber como e quando será repassado o auxílio emergencial. [Ele] não pode demorar chegar àqueles que realmente necessitam”, ressaltou a coprodutora do F5.
 
Neste ano, os artistas de Contagem não tiveram acesso ao Fundo de Cultura para inscreverem as iniciativas. “É importante que os projetos para a cultura sejam sólidos e tenham continuidade”, finalizou Daniela.



Gabriel Rodrigues (o Frodo), músico, ator e produtor do F5, ressaltou o quanto foi incrível a dinâmica do evento on-line. Segundo ele, o festival veio para ressignificar as redes sociais e suas possibilidades de uso.
 
“Em geral, há uma ideia de senso comum de que as redes sociais nos afastam e nos desumanizam. O encontro ocorre pela busca do encontro. Acredito que o F5 tenha vindo para nos mostrar novas perspectivas de relações humanas. Ele possibilitou o encontro de vários artistas brasileiros e mostrou que outras formas de viver são possíveis”, avaliou.
 
Com relação à Lei Aldir Blanc, ele disse que acredita que o auxílio vá diminuir o estrago causado no setor cultural brasileiro. “Os artistas precisam de políticas públicas de fato eficientes e preocupadas em subsidiar os processos de produção e a distribuição artística nacional, e não em silenciar os apelos de uma classe sucateada”, afirmou Frodo.
 
Sobre o F5

Instagram: @f5_festival
Facebook: facebook.com/festivalf5

Links relacionados 
Festival F5 Digital, versátil e desafiador 
Festival de Cultura Independente de Contagem F5
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br