Data de publicação: 15-07-2020 17:38:00

Polícia Civil lança cartilha on-line com orientações sobre golpes

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE
Foto: Arte DC
 
Os 16 tipos de golpes que vêm sendo mais praticados durante a pandemia da Covid-19 foram compilados pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) em uma cartilha on-line, intitulada de “Golpe, só se for nos criminosos”, lançada nesta quarta-feira (15).
 
Os crimes foram divididos em três modalidades: presenciais, pela internet e por telefone.
 
“Entre esses estão os golpes da clonagem do WhatsApp, o do cartão cortado recolhido pelo falso motoboy e o do falso intermediador de vendas. Nesse momento de pandemia, dois golpes que voltaram com mais força são o do falso parente internado e o do falso sequestro”, afirma o chefe do 1º Departamento de Polícia Civil, delegado-geral Wagner Sales.
 
Não por acaso, a iniciativa coincide com o momento em que, por causa do distanciamento social, as pessoas estão passando mais tempo em casa e, consequentemente, acessando mais as redes sociais.
 
Segundo Sales, os estelionatários agem de acordo com os acontecimentos atuais, criando uma situação que induz a vítima ao erro a fim de obter vantagens ilícitas.
 
“A informação ainda é a maior arma contra esse tipo de crime. Não acredite em vantagens mirabolantes e promessas de grandes negócios, pois atrás delas certamente haverá um golpe. É preciso sempre checar. Na dúvida, não faça”, orienta o delegado.
 
De acordo com a PCMG, devido à mudança na legislação brasileira, promovida pelo pacote anticrime, o estelionato passou a depender de representação por parte da vítima. Por isso, não basta apenas registrar a ocorrência para dar início à investigação.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br