Data de publicação: 22-09-2020 19:21:00

Famílias cobram o pagamento do Bolsa Merenda em Minas

Jornal Diário de Contagem On-Line
Foto: Reprodução Internet
 
Prometidas para o último dia 16, as parcelas do Bolsa Merenda referentes a agosto e setembro ainda não foram pagas pelo governo de Minas às famílias de estudantes da rede estadual de ensino. Contando com o benefício, anunciado na segunda-feira (14) da semana passada, muitas estão passando por dificuldades sem os R$ 100 que já deveriam ter sido disponibilizados.
 
“O governo falou e não cumpriu, e não dá nenhuma resposta para a gente”, afirma Nislaine, que mora em Contagem e tem um filho matriculado em uma escola estadual.
 
Ela conta que acionou a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) – responsável pelo programa –, mas foi informada que estava ocorrendo um problema no sistema, que estaria sobrecarregado. “Mas, na verdade, ninguém recebeu o Bolsa Merenda. Tanto pessoas de Belo Horizonte quanto de Contagem. Está todo mundo reclamando”, diz Nislaine.
 
Pelas redes sociais, os beneficiários têm cobrado um posicionamento acerca da ausência de pagamento, mas nem a Sedese nem o governo do Estado deram uma explicação.
 
Desde a última sexta-feira (18), o Diário de Contagem também vem tentando obter uma resposta do Executivo mineiro e da secretaria responsável pelo Bolsa Merenda, mas, até a publicação desta matéria, ninguém havia respondido aos questionamentos do jornal.
 
O programa
 
O Bolsa Merenda começou a ser pago em Minas Gerais em abril deste ano, a fim de reduzir os impactos da suspensão das aulas presenciais nas escolas estaduais por conta da pandemia de Covid-19, que inviabilizou o acesso dos estudantes à merenda escolar.
 
Desde então, o governo vinha pagando parcelas de R$ 50 mensais aos alunos inscritos no Cadastro Único para programas sociais do governo federal (CadÚnico) que se enquadram em situação de extrema pobreza.
 
No início de agosto, o governador Romeu Zema (Novo) estendeu o benefício às famílias que se encontram na faixa da pobreza, totalizando 466 mil estudantes contemplados pelo programa temporário, conforme informado pelo governo do Estado. No entanto, os pagamentos não foram mais feitos.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br