Data de publicação: 24-09-2020 13:38:00

Aulas presenciais podem ser retomadas em 5 de outubro em Minas

Lava Jato Dias
Foto: Reprodução Internet
 
Escolas públicas e privadas de Minas Gerais poderão retomar as aulas presenciais a partir de 5 de outubro, contanto que estejam em regiões inseridas na onda verde do plano Minas Consciente – atualmente, somente o Norte mineiro se enquadra nessa classificação. Já as faculdades podem voltar a receber alunos na semana que vem. Segundo o governo do Estado, para o ensino superior (incluindo a pós-graduação), a permissão de retomada das atividades se aplica às regiões que estão na onda amarela do plano.
 
Durante uma coletiva de imprensa, o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, afirmou que o cronograma foi definido cm base em estudos técnicos e epidemiológicos do Comitê Extraordinário Covid-19, considerando a estabilidade da taxa de ocupação dos leitos e dos índices de transmissão e de contágio, bem como a tendência de estabilização da pandemia.
 
“Temos alguns pontos em comum com os países que tiveram avaliação satisfatória para abrir as escolas. Primeiramente, eles estavam em curva de contágio estável e decrescente, como estamos em Minas. Depois, a adoção de medidas sanitárias de distanciamento, o que orientamos desde o início da pandemia e a cada dia aprimoramos mais. E o monitoramento constante, que é a característica do Minas Consciente, o que fazemos há cerca de cinco meses”, disse o secretário.


 
Como será
 
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) informou que, para os cursos de educação superior, a volta às aulas estará autorizada a partir da publicação de um protocolo sanitário da pasta, prevista para a próxima semana.
 
No caso da educação básica (do ensino infantil ao médio), a decisão de abertura será dos prefeitos. “Onde os municípios não autorizarem a reabertura, ela não ocorrerá, assim como é no Minas Consciente. O poder municipal é a palavra final em cada cidade. E cada escola decidirá as suas próprias estratégias no que diz respeito ao ensino particular, assim como as municipais no que diz respeito ao município”, ressaltou o secretário-geral Mateus Simões.
 
Etapas
 
Conforme adiantado pela SES-MG, o protocolo sanitário será o mesmo para todas as instituições de ensino, mas as redes municipal e particular terão autonomia para definir qual será a estratégia de retorno e se ele ocorrerá já no dia 5.
 
Nas escolas estaduais, somente professores e diretores retornarão nessa data. Para os alunos do terceiro ano do ensino médio, a retomada das aulas presenciais está marcada para 19 de outubro. As outras turmas voltarão gradualmente, seguindo critérios de segurança definidos pelo governo, segundo a secretária de Educação Julia Sant’Anna.
 
Nessas instituições, também será mantido o regime de ensino remoto pelo aplicativo Conexão Escola e pelo Plano de Estudo Tutorado, sem implicação de falta ou de perda do dia letivo.
 
“Não será obrigatório, por isso vamos manter as aulas on-line. Entendemos que o terceiro ano tem a situação mais difícil e complicada, tendo em vista a aproximação do Enem [Exame Nacional do Ensino Médio]. E reforçando o ponto de que a oferta das estratégias presenciais será progressiva e realizada com todo o cuidado. As aulas presenciais estarão focadas em fixação dos conteúdos que já vêm sendo trabalhados na educação remota”, garante Julia.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br