Data de publicação: 09-10-2020 17:35:00

Reforma da Casa de Cacos é anunciada para as próximas semanas

Academia Equilíbrio Funcional
Foto: Elias Ramos/Divulgação
 
A Casa de Cacos, em Contagem, será, enfim, restaurada. A previsão é de que as obras tenham início no fim deste mês ou no início de novembro. O anúncio foi feito pela prefeitura nesta sexta-feira (9). "O projeto de recuperação e o processo licitatório já estão em andamento", assegura o Executivo.
 
O imóvel, que já foi destino certo das excursões escolares e de turistas e moradores da cidade, foi adquirido pelo governo municipal em 1991 e tombado em 2000 pelo Decreto nº 10.445. Desde 2005, no entanto, ele está interditado e abandonado, com problemas estruturais.
 
A prefeitura não informou o prazo das obras nem quanto será investido na recuperação da edificação simbólica.
 
História
 
A Casa de Cacos foi construída e customizada com mosaicos de louça pelo geólogo Carlos Luís de Almeida entre 1963 e 1989, ano em que ele morreu. Todo o imóvel, além de enfeites e alegorias, é feito de cacos das mais diversas procedências.
 
No banheiro, a toalha é feita de cacos. Nos quartos e na sala, cama, televisão e rádio são revestidos. Na sala de jantar, a mesa e o telefone são cobertos com pedaços de vidros de várias cores.
 
Consta que alguns cacos seriam do Palácio do Planalto (presentes da mulher do ex-presidente Ernesto Geisel ao artista). Outro assíduo fornecedor teria sido o proprietário do extinto Café Pérola, na Praça 7, em Belo Horizonte. Há relatos também de que Almeida teria conseguido divulgar as imagens da casa na imprensa, especialmente em programas de televisão, como o do Chacrinha.
 
Casa de Cacos
Rua Ignez Glanzmann de Almeida, 132 – Bernardo Monteiro
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br