Data de publicação: 30-11-2020 13:00:00

Campanhas de vacinação são novamente prorrogadas em Minas

Jornal Diário de Contagem On-Line
Foto: SES-MG/Divulgação
 
As Campanhas Nacionais de Vacinação contra o Sarampo, contra a Poliomielite e a Multivacinação foram prorrogadas mais uma vez em Minas Gerais. Crianças menores de 5 anos, adolescentes de até 15 anos e adultos de 20 a 49 anos podem procurar uma unidade de saúde até a próxima sexta-feira (4).
 
Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), a baixa procura pelas imunizações motivou a extensão do prazo. “É essencial que todas as pessoas que estejam incluídas como público-alvo das campanhas procurem uma unidade de saúde e sejam imunizadas. A vacinação deve ser um compromisso de todos, reforça a coordenadora Estadual do Programa de Imunizações da pasta, Josianne Dias Gusmão.
 
Até o momento, a vacinação contra o sarampo atingiu apenas 36,5% da meta, que é de 95%, conforme preconizado pelo Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde. A cobertura aquém da recomendada é atribuída, entre outros fatores, ao receio da população em ir até os postos de saúde por conta da pandemia de Covid-19.
 
“A SES-MG esclarece que as unidades de saúde estão preparadas para oferecer as vacinas com segurança para que ninguém se contamine pelo novo coronavírus. Os profissionais foram devidamente treinados, estarão paramentados para se protegerem e protegerem o público por meio de equipamentos de proteção individual, e os ambientes, devidamente higienizados conforme os protocolos sanitários emitidos pela SES-MG”, assegura a secretaria.
 
Segurança
 
Josianne destaca também a importância de os adolescentes atualizarem a caderneta de vacinação para garantir a eliminação de doenças imunopreveníveis, como tétano, difteria, rubéola e caxumba.
 
“Pais e responsáveis devem levar as crianças para tomar a dose do Zé Gotinha, que tem imunizado toda a população brasileira, há décadas, contra a paralisia infantil, doença causada pelo poliovírus, contagiosa e que pode causar sequelas graves por toda a vida”, reforça a coordenadora Estadual do Programa de Imunizações.
 
A Campanha Nacional contra a Poliomielite apresenta uma cobertura de 77,76% atualmente – a meta também é de 95%. A SES-MG ressalta que a imunização em massa é a única garantia para a eliminação do risco de reintrodução de doenças já controladas.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br